Projeto quer criar festa “Vem pra Praça Maria Buzolin” no calendário de Limeira

Projeto de lei apresentado nesta terça-feira (03/10), na Câmara Municipal de Limeira, quer incluir uma nova festividade no Calendário Oficial de Datas Comemorativas de Limeira: o “Vem pra Praça Maria Buzolin”. A propositura é assinada pelos vereadores Nilton Santos e Francisco Maurino dos Santos, o Ceará, ambos do Republicanos.

Os parlamentares sugerem a celebração no mês de outubro, como forma de homenagem à família Buzolin. A praça na Avenida Maria Buzolin, contudo, leva o nome de “João Soares Pompeo”, mas ficou conhecida como “Praça da Maria Buzolin”.

O local foi contemplado pela Prefeitura de Limeira, recentemente, com uma ampla reforma e requalificação estrutural. A obra teve um custo de R$ 1,5 milhão, recursos obtidos por meio da linha de crédito Finisa, da Caixa Econômica Federal. Após mais de um ano de trabalhos, a praça foi entregue à população no início de agosto.

Na justificativa, os vereadores citam que a festividade tem a intenção de resgatar um pouco da história de Limeira e valorizar pessoas que fizeram a diferença e contribuíram para o desenvolvimento local. “Em 1915, um casal de trabalhadores veio da Fazenda Velha, um bairro dos arredores, para residir aqui em Limeira. Muito dados ao labor, Sr. Albino Buzolin e sua esposa – Sra. Maria Madalena dos Santos Buzolin, iniciaram suas atividades em manufatura de artigos de couro. [Eles] foram os fundadores da empresa Sandálias Buzolin S/A – Indústria e Comércio, que mais tarde, em 1962, passou para Calçados Buzolin S/A – Indústria e Comércio”, contam.

Os parlamentares lembram que, em 1972, a empresa contava com 500 funcionários e capacidade de produzir 5 mil pares de caçados por dia. “A história do empreendedorismo da família Buzolin na cidade de Limeira foi algo marcante e que colocou o município no cenário nacional em face da excelência na fabricação de calçados. A notoriedade que a empresa conquistou foi reconhecida pelo poder público através da Lei Municipal 614/1959, que alterou a denominação da então Avenida Piratininga para Avenida Maria Buzolin, no Jardim Piratininga”, complementam.

Atualmente, o prédio onde funcionava a Calçados Buzolin deu lugar a outra empresa, a Ondapel S/A Indústria de Embalagens. O projeto será lido na próxima sessão da Câmara de Limeira e, depois, encaminhado para análise das comissões.

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.