Projeto quer Ouvidoria da Prefeitura de Limeira apurando fake news sobre a pandemia

O vereador Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, presidente da Câmara Municipal de Limeira, apresentou projeto em que propõe a utilização da Ouvidoria Geral do Município, acionada pelo telefone 156, para apuração de denúncias de divulgação de notícias falsas sobre epidemias e pandemias no município.

Com isso, a Prefeitura ficará responsável pela análise do conteúdo das denúncias, para apurar se a notícias apresentam “elementos aparentes de falsidade”, conforme o texto.

Segundo a redação da proposta, o Executivo terá de prestar, em seu site e perfis nas redes sociais, esclarecimentos sobre o conteúdo das notícias falsas denunciadas na Ouvidoria Geral. Caso seja aprovado, o projeto deve ser regulamentado pela Prefeitura no prazo de 45 dias para viabilizar a medida.

“Em meio à tantas notícias sobre a pandemia de coronavírus, muitas delas não refletem a realidade, chegando muitas vezes ao exagero, isto em todo Brasil. No Município de Limeira não é diferente. Durante esses dias, muitas notícias são ‘jogadas’ nas redes sociais, muitas vezes de forma irresponsável, e podem causar pânico e medo em massa da população”, explicou Lemão.

O vereador cita que as pessoas terão no 156 um canal para denunciar anúncios, áudios, vídeos ou quaisquer outras postagens que possam causar dúvidas ou temores na população.

“Os cidadãos ou pessoas jurídicas poderão deixar registrado uma denúncia sobre algo que está sendo noticiado que venha alardear de forma exagerada ou que cause desconfiança sobre os assuntos descritos acima. Caberá ao Poder Público, de acordo com número dessas denúncias, caso haja uma grande repercussão, esclarecer por meio de seus veículos oficiais o que há de verdade ou fake nas postagens”, finalizou o vereador.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.