Leitos de UTIs triplicaram na região, mas falta de recursos humanos e medicação são desafios

Vereadores de Limeira se reuniram nesta terça-feira (30) com a coordenadora regional do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-10), a enfermeira Regiane Portes Mendes, e cobraram a oferta de mais leitos na região. Ela citou que houve ampliação e que a situação esbarra na falta de recursos humanos e medicação.

Os parlamentares que integram a Comissão de Saúde da Câmara, Everton Ferreira (PSD), Marco Xavier (Cidadania) e Lu Bogo (PL), além da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), proponente da discussão, questionaram sobre as ações do DRS para ampliação de leitos e, conforme Regiane, o Estado está disposto a custear novos leitos abertos, mas, para ela, a ampliação não resolve os problemas. A coordenadora informou que, antes da pandemia, a regional contava com 108 leitos regulares e, após o estado de calamidade, foram abertos 231 leitos exclusivos para o tratamento da covid-19. “Praticamente triplicamos o número de UTIs que têm na região”, asseverou.

Ela disse também que o Hospital Regional, em Piracicaba, está, pela segunda vez desde o início da pandemia, totalmente destinado para a Covid-19. Segundo Regiane, o hospital contava com 50 leitos e agora tem 40 unidades. “O que impede a gente de ampliar, no Estado e no Brasil, é a falta de recursos humanos e de medicação, que nesse momento a gente não tem”, resumiu. “Entendo que a preocupação maior nesse momento é o atendimento, mas acho que nosso foco deveria ser outro.”

Para Terezinha da Santa Casa, a resposta não foi satisfatória. “A gente vive o problema que o munícipe vive. A gente teve perdas porque faltou assistência”, divergiu Terezinha. “A população está nos cobrando por mais locais de atendimento”, concordou Lu Bogo.

Por sua vez, o presidente da Comissão, vereador Everton Ferreira, defendeu um apelo ao governador do Estado para expandir o Hospital Regional. “É um trabalho de muitas frentes e aquisição de leitos é um deles”, definiu o parlamentar. Além disso, de acordo com Everton, o Estado tem mais força de execução do que os municípios.

Marco Xavier concordou com a ampliação de novos leitos, por meio até de hospitais de campanha. “Nós gostaríamos que o Estado, por meio de hospitais de campanha, pudesse dar um suporte maior para atender os municípios. Eu sei que não vamos vencer a Covid-19 criando novos leitos, pois a discussão é muito mais ampla. Mas as pessoas estão morrendo por falta de atendimento, e isso é muito desesperador. Estamos dispostos a fazer o que for preciso para ajudar”, disse.

Para a coordenadora do DRS, é importante os municípios fortalecerem desde já o atendimento da covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBS), ou seja, dar prioridade à atenção básica. Ela citou o uso de oxigenoterapia nas UBS para atender os pacientes logo no início dos sintomas e, assim, diminuir o número de internações.

Ela considera que esse tipo de atendimento é possível, uma vez que todos os profissionais de saúde já foram vacinados e não correm mais riscos com a exposição. “Estou falando de atendimento pró-ativo, para evitar que o paciente complique, e tenha que ir para dentro da UTI nos vários hospitais da região. Se a gente conseguisse isso, e a gente tem estrutura de atenção básica em todos os municípios para fazer isso, a gente conseguiria descentralizar e acompanhar esse paciente para diminuir a complicação. Ainda que ele precisasse ir para o hospital, ele ficaria menos tempo e conseguiríamos ter maior rotatividade de leitos”, defendeu.

A Comissão de Saúde da Câmara recebe na quinta-feira, 1º de abril, o secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, para falar sobre a vacinação e para fazer um balanço sobre o enfrentamento da doença na cidade. No dia 6 de abril, o colegiado promove uma reunião com as Comissões de Saúde de todas as Câmaras dos Municípios que fazem parte do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba, com o objetivo de articular ações conjuntas para incremento dos leitos hospitalares, em especial de UTI.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.