Projeto quer leitura da Bíblia como recurso complementar nas escolas de Limeira

Projeto de lei apresentado na última semana, na Câmara Municipal de Limeira (SP), quer garantir a leitura da Bíblia como recurso paradidático, ou seja, complementar nas escolas da rede pública de Limeira. A proposta foi assinada pelos vereadores Nilton Santos (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Progressistas).

Segundo a propositura, a leitura tem o objetivo de disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo. “As histórias bíblicas visam a auxiliar os projetos escolares de ensino correlatos às áreas de história, literatura, ensino religioso, artes, filosofia, bem como outras atividades pedagógicas complementares”, diz o texto.

Os vereadores previram que a medida não é obrigatória, devendo ser garantida a liberdade de opção religiosa. Os critérios, diretrizes e estratégicas para viabilizar a leitura dos trechos bíblicos nas escolas ficarão a cargo do Executivo no decreto regulamentar, em caso de aprovação e sanção da lei.

Os parlamentares citam que a proposta já foi regulamentada em diversos municípios, como Petrolina (PE), Xangri-lá (RS), Teresina (PI), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Itapema (SC), entre outros. “No que tange à relevância cultural da Bíblia, é notável que a religião é uma manifestação cultural e que o livro citado ultrapassa a mera aparência religiosa, em que pese ser fundamento de diversas religiões”, justificam os vereadores.

“O propósito do projeto não é impor uma vinculação à crença religiosa eventualmente contida no livro. O que se pretende aqui é trazer à baila a leitura e o conhecimento histórico deste livro tão importante, cooperando para a formação básica comum dos alunos”, esclarecem os parlamentares.

A proposta será lida na sessão e depois encaminhada às comissões da Casa para análise.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.