Projeto de lei cria programa Bombeiro nas Escolas em Limeira

O prefeito de Limeira (SP), Mario Botion (PSD), enviou à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (19/2), projeto de lei que cria o programa “Bombeiro nas Escolas”, que levará profissionais da corporação às unidades da rede municipal de ensino.

O programa, com a sigla PBE, será desenvolvido pelos integrantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar com integrantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental. O conteúdo programático terá aulas teóricas e práticas, presencial ou virtual, e abordará prevenção de acidentes, ações em situações de emergência, noções de primeiros socorros em geral.

A intenção é que os alunos se familiarizem com hábitos e posturas de prevenção. O conteúdo será aplicado em período de quatro horas aula por turma, preferencialmente nas escolas em tempo integral. A seleção das unidades será definida anualmente pela Secretaria de Educação e pelos Bombeiros.

O material impresso utilizado no programa e a formação dos estudantes será de responsabilidade da corporação. Já o espaço físico para os treinamentos será disponibilizado pela Prefeitura. Segundo o Executivo, a propositura visa promover o conhecimento e a prevenção de acidentes relacionados com a vida cotidiana e de como agir em casos de iminente perigo.

“Este Projeto pretende disseminar aos alunos da rede municipal de ensino uma cultura prevencionista, capaz de impactar na redução de sinistros e acidentes, além de estabelecer vínculos entre as crianças e o Corpo de Bombeiros, promovendo a interação com a rotina das atividades executadas no município. As aulas serão ministradas por profissionais altamente qualificados do Corpo de Bombeiros, de forma didática e em ambiente de aprendizagem adequado ao público discente”, diz o prefeito, na justificativa.

O projeto foi lido na sessão desta segunda-feira (19) e encaminhado às comissões permanentes do Legislativo.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.