Ônibus em Limeira terão reforço e passe livre neste domingo de eleição

Neste domingo (30/10), data do segundo turno das eleições de 2022, eleitores de Limeira poderão se deslocar até o local de votação de forma gratuita pelo transporte coletivo operado pela Sou Limeira. A medida repete o que ocorreu no dia, no primeiro turno.

Além da gratuidade, os ônibus do transporte coletivo de Limeira vão operar com reforço em todas as linhas entre 7h e 18h. Os horários dos ônibus devem ser consultados pelo site da Sou Limeira ou pelo aplicativo do sistema.

A gratuidade do transporte coletivo está prevista em decreto editado em 1º de outubro pelo prefeito Mario Botion (PSD), que concedeu a gratuidade no primeiro turno e já trouxe a previsão para o eventual segundo turno. “O voto é um direito e um dever do cidadão. Com essa medida, reforçamos a valorização da democracia e do papel do eleitor”, apontou Botion, em nota.

No decreto, Botion citou, ainda, a situação de empobrecimento da população em decorrência da pandemia de Covid-19 e o aumento da inflação. A medida, segundo o decreto, “se reveste em um ato de valorização da democracia e do cidadão eleitor, especialmente os mais pobres”.

A gratuidade no transporte coletivo atende também uma recomendação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em decisão no final do mês passado, ele ressaltou que “é altamente recomendável que todos os municípios que tiveram condições de ofertar o transporte público gratuitamente no dia das eleições o façam desde já”.

Assim, o sistema de controle de uso do transporte coletivo, operado pela Sou Limeira, somente computará os passageiros transportados, “não levando a débito do sistema e cartão a tarifa pública pela utilização pelos usuários”.

Foto: Diário de Justiça

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.