Câmara de Limeira aprova moção de repúdio à visita de Maduro ao Brasil

Por 12 votos a 1, os vereadores de Limeira aprovaram, nesta segunda-feira (05/06), moção de repúdio à visita oficial ao Brasil do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que ocorreu em 29 de maio. O texto rendeu debates que, em razão do avanço do horário, levaram a moção para votação na Ordem do Dia.

A moção foi apresentada pelo vereador Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, que não poupou palavras contra Maduro. Chamou-o de ditador e disse que sua vinda ao Brasil sinaliza grave mensagem do país no cenário político internacional. O parlamentar cita omissão e complacência do atual governo brasileiro com o regime venezuelano e o que considera “inúmeros atos de desrespeito aos direitos humanos e a destruição do Estado de Direito na Venezuela”.

Em seu discurso, Lemão pediu apoio às vereadoras da Casa que solicitaram investigação sobre violência política em sessão realizada em dezembro de 2022, sob presidência dele. Para isso, cobrou solidariedade a jornalistas que foram agredidos por seguranças de Maduro.

Isabelly Carvalho (PT) foi a única a votar contra a moção. Ela rebateu os argumentos de Lemão e disse que a intenção do texto era atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como era a última moção em discussão e o tempo se esgotava, o texto foi enviado para debate e apreciação na Ordem do Dia. Nesta etapa, somente Nilton Santos e Ceará, ambos do Republicanos, usaram a palavra e criticaram o presidente da Venezuela.

A moção aprovada será encaminhada à TV Globo, Agência Estado, ao deputado federal Marcel Van Hattem, à presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), à presidência da Câmara dos Deputados, à presidência do Senado Federal, à repórter Delis Ortiz (TV Globo), ao repórter Sergio Roxo (O Globo) e à Sofia Aguiar (Agência Estado).

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.