Afastamentos por saúde mental nas escolas municipais crescem 65% em Limeira

Dados da Secretaria Municipal de Administração mostram que, em 2022, houve um salto na quantidade de afastamentos de profissionais de ensino por problemas de saúde mental em Limeira. Em 2021, foram registrados 337 afastamentos na rede municipal por este motivo. No ano passado, o número subiu para 558.

As informações estão em ofício assinado por Luciane Aparecida Grillo Chaves, gerente do setor de medicina do trabalho na Prefeitura de Limeira, e Luiz Alberto Battistella, secretário de Administração. O documento, de 27 de março, foi enviado no último dia 4 de abril ao gabinete da vereadora Mariana Calsa (PL).

No início de fevereiro, a parlamentar apresentou requerimento ao Executivo e solicitou dados a respeito do tema, com o objetivo de entender, em números, a gravidade do problema e, a partir deles, elaborar e discutir medidas. “A saúde mental dos profissionais de ensino, principalmente aqueles presentes em sala de aula, tem se tornado um assunto mais relevante. No período grave da pandemia, isto se tornou uma questão evidente e transparente para toda a sociedade”, justificou Mariana no documento.

Em 2022, os afastamentos de monitores somaram 199, contra 128 registrados no ano anterior. Se em 2021 não houve nenhum afastamento de vice-diretor de escola, no ano seguinte foram 3. Os demais registros se espalham entre as diferentes categorias de professores, que representam a maior quantidade de colaboradores da Educação.

No ano passado, a quantidade de dias abonados por atestado médico na área da Educação, somente por problemas de saúde mental, foi de 2.842. Esse mesmo número, em 2021, totalizou 1.967. Também em resposta à parlamentar, o secretário de Educação, André Luis de Francesco, informou que a pasta não tem o detalhamento quanto a doença do servidor que é afastado.

A recente campanha salarial dos servidores públicos, que registrou dois dias de paralisação, contou com grande adesão dos profissionais da Educação que, entre diversas pautas, se queixam das sobrecargas de trabalho por falta de contratações na rede de ensino. Segundo o sindicato da categoria (Sindsel), esta situação tem provocado doenças ocupacionais e prejudica os ambientes de trabalho que sofrem por falta de estrutura.

Estrutura de atendimento

Em novembro de 2022, a Secretaria de Educação também respondeu a questionamentos da então vereadora Constância Félix (PDT) sobre o mesmo tempo. Na época, a pasta informou que há uma profissional da área da Psicologia cedida pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) desde 2018. A funcionário desenvolve trabalhos na Educação, mas prioriza o atendimento aos estudantes que apresentam comprometimento na aprendizagem, com causas relacionadas aos aspectos emocionais.

A mesma profissional também atende casos de funcionários da rede municipal que apresentam problemas para o desempenho de suas atribuições em sua área de trabalho, por questões psiquiátricas e/ou emocionais. A Secretaria de Educação planeja a realização de concurso público para contratação de profissionais da Psicologia para atender as demandas da rede. A medida deve ser acelerada após a entrada em vigor da Lei 6.831/22, de autoria de Mariana Calsa, que prevê política pública de inclusão de psicólogos e assistentes sociais na rede de educação básica de Limeira.

Foto: Freepik

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.