Vereadora propõe educação climática nas escolas de Limeira

A vereadora Isabelly Carvalho (PT) protocolou nesta terça-feira (04/10), na Câmara Municipal de Limeira, projeto de lei sobre educação climática para estudantes da rede municipal de ensino. Ela quer a inclusão deste tema no programa de ensino local.

O projeto de lei tem por finalidade incentivar o diálogo, desenvolver e apoiar as discussões e ações de enfrentamento à crise climática, que pode trazer graves consequências, já vivenciadas nos dias atuais, conforme a parlamentar.

A propositura cita que o tema permite a construção de valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades e competências quanto às ações de prevenção, mitigação, adaptação e resiliência relacionadas às mudanças do clima.

A vereadora destacou que o objetivo desse projeto é apontar para as mudanças climáticas e a necessidade de a educação ser utilizada como ferramenta para despertar consciência, desenvolver ações de prevenção e que mitiguem eventuais danos causados pela ação do homem. 

“É uma proposta imprescindível que cria mecanismos para que as crianças aprendam desde cedo como preservar e zelar pelo meio ambiente, assim como, o Estado não deve se eximir diante da necessidade de atentar-se aos cuidados e atenção devida às mudanças e emergências climáticas de nosso tempo”, argumentou Isabelly.

De acordo com a parlamentar, este projeto traz não somente a necessidade de se trabalhar o tema das mudanças climáticas dentro de sala de aula de forma transversal e interdisciplinar, mas também do estímulo à capacitação dos profissionais de educação para suprir satisfatoriamente a demanda de ensino deste conteúdo. “Garantindo assim, um processo de ensino-aprendizagem que esteja em diálogo e consonância com os temas mais atuais, relevantes e urgentes da atualidade”, defendeu.

A proposta precisa receber parecer favorável das comissões permanentes da Câmara, antes de se tornar apta para votação em Plenário.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.