Venda casada de seguros é ilegal!

Por Rafael Puzone Tonello

Muito comum em algumas relações comerciais, principalmente em bancos, a venda casada proibida por lei (Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor). Ela ocorre na venda de produtos ou serviços condicionados a aquisição de outros. A venda casada se caracteriza quando a venda de um bem ou serviço somente se efetiva com a compra de outros produtos, ou ainda, quando é imposta pelo fornecedor uma quantidade mínima de consumo em um estabelecimento.

Não é raro que as vendas casadas aconteçam de maneira oculta, isto é, ao adquirir um produto ou serviço, o consumidor não tem ciência de que um serviço adicional não informado, sendo também pago, foi embutido no preço ou no negócio. Essa artimanha sempre é vista na compra de passagens e na contratação de crédito em bancos, por exemplo.

Confira abaixo os 5 tipos mais comuns de venda casada:

1. Consumação mínima em bares, restaurantes e casas noturnas;

2. Compra de passagens com hospedagens e passeios;

3. Serviços de internet com TV e telefone;

4. Abertura de conta, contratação de empréstimo ou cartão de crédito com títulos de capitalização ou seguro;

5. Financiamento de imóvel com seguro habitacional específico.

Se você já adquiriu um bem ou serviço por meio de uma venda casada, pode solicitar o cancelamento ou a devolução do que lhe foi imposto a mais.

Se a empresa criar empecilhos ou recusar o reembolso, insistindo na venda casada, é importante denunciar nos órgãos de defesa do consumidor. Outro meio que tem se mostrado bastante efetivo é a reclamação em sites específicos.

Por último, caso o problema permaneça, busque um advogado para sanar a ilegalidade em Juízo.

Rafael Puzone Tonello é advogado e sócio do escritório Tonello e Silva Sociedade de Advogados. Especialista em Direito e Cálculos do Trabalho e Previdenciário, Direito Empresarial e Tributário, e Direito Bancário.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.