Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (09/10/22)

DE VOLTA AO FUNDO SOCIAL
A primeira-dama Roberta Botion volta à presidência do Fundo Social de Limeira a partir desta segunda-feira (10/09), no lugar da jornalista Lígia Zampar Bernardi. A nomeação foi publicada no Jornal Oficial do Município deste sábado. Ela havia deixado a presidência em março, para disputar as eleições para deputada estadual. Roberta também volta como presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social. O decreto também entrará em vigor a partir de segunda-feira.

COMPRA DE VOTOS
O processo de um policial militar da reserva e de sua mulher, acusados de compra de votos para candidatos a deputado federal e deputado estadual, no município de Três Rios, centro-sul fluminense, vai ser encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que decidirá se oferece denúncia. O candidato a deputado federal foi eleito, mas o que disputava vaga em nível estadual, não. Em audiências de custódia, a juíza Ana Carolina Gantois, da 40ª Zona Eleitoral (Três Rios), converteu em preventiva a prisão em flagrante dos dois, ocorrida durante operação que cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do casal. (Agência Brasil)

AUXÍLIO BRASIL
Os beneficiários do programa Auxílio Brasil já devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Limeira para o acompanhamento de saúde. A medida é obrigatória para a permanência no programa. O prazo segue até 30 de novembro. Serão avaliadas as condições nutricionais, de vacinação e de pré-natal. O procedimento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na UBS mais próxima do munícipe. É preciso apresentar cartão SUS, cartão do benefício com o número do NIS e carteira de vacinação dos dependentes até 7 anos. Mais informações pelos telefones 3404-9678 ou 3404-9686.

NOVA FASE DE ESTUDOS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, em Brasília, autorização para realização da segunda fase de desenvolvimento de vacina contra a Covid-19, apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O ensaio clínico do estudo incluirá 300 homens e mulheres voluntários que preenchem os requisitos estabelecidos pela equipe técnica. Mulheres grávidas e que estão amamentando não vão participar. (ABr)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

PLANO DIRETOR
Em continuidade aos encaminhamentos da audiência pública que debateu a regularização fundiária das chácaras de recreio, os vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Limeira pediram informação à Prefeitura sobre o prazo de envio do projeto de lei de revisão do plano diretor para apreciação do Legislativo. A lei que institui o plano diretor deve ser revista, pelo menos, a cada dez anos (Art. 39, § 3º). O Plano Diretor Territorial Ambiental de Limeira, por sua vez, data de 12 de janeiro de 2009. A pandemia adiou a discussão, que foi retomada neste ano pela Prefeitura.

FORA DA MARGEM DE ERRO
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou um projeto de lei para penalizar as instituições e empresas que fizerem pesquisas de opinião pública sobre eleições com resultados fora das margens de erro estabelecidas (PL 2.558/2022). Pelo texto (que altera a Lei 9.504, de 1997), em caso de pesquisa elaborada ou divulgada nos últimos cinco dias úteis anteriores ao pleito, e cujos resultados divirjam dos apurados oficialmente para além de dois pontos percentuais além da margem de erro, a entidade ou empresa responsável ficará inabilitada por oito anos para a realização de pesquisas eleitorais. Dessa forma, será negado o registro de informações na Justiça Eleitoral e proibida a veiculação, por qualquer meio, dos resultados apurados. (Agência Senado)

DIA DE PEDALAR
O 1º Pedala Cordeirópolis será realizado neste domingo (09/10) com concentração a partir das 7h, no Ginásio de Esportes “Orestes Quércia”, e saída às 8h. O evento é promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer com a organização da equipe Cordeirópolis Bike Clube. Serão três tipos de percurso: 50km para pró, em que podem participar pessoas que estão mais avançadas na modalidade, o de 30km, direcionado para quem pedala há mais tempo, e o de 15km, light para quem não tem tanta prática em pedalar. “Haverá uma grande estrutura aos participantes, para atender os três percursos. Além disso, os trajetos estarão sinalizados com placas e avisos, e teremos um carro com apoio mecânico e ambulância”, contou o secretário de Esporte e Lazer, Gilberto Marangon.

ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA
O Projeto de Lei 2179/22 assegura assistência judiciária integral e gratuita aos membros das forças de segurança pública quando submetidos a processos administrativos disciplinares e judiciais em razão do exercício de suas funções. As forças de segurança pública incluem polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; e polícias penais federal, estaduais e distrital. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei 1.060/50, que estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados. (Agência Câmara)

CADEIRA DE RODAS
Em Iracemápolis, os vereadores Ralf Silva, Bráulio Rossetti Júnior, Vitor Michel, Gesiel Alves e Fábio Simão protocolaram requerimento na Câmara Municipal questionando o Executivo sobre a possibilidade de disponibilizar ao menos uma cadeira de rodas em cada escola onde ocorrerá a votação do segundo turno das Eleições 2022, marcado para o próximo dia 30. “O presente requerimento se faz necessário, tendo em vista pedidos de alguns munícipes que procuraram estes vereadores apresentando o assunto em questão”, justificaram.

(Freepik)

VIU ESSA?
“A inovação, hoje em dia, no Brasil, está vindo praticamente toda das startups, principalmente do agro. O agro tem hoje mais de 2 mil startups. Todas elas buscando inovação. Elas trazem inovação em tecnologia, estão em todas as áreas”

Antonio Alvarenga, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), durante o evento Rio Scientific Entrepreneurship (Rise) 2022, em tradução livre, Rio Empreendedorismo Científico.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.