PF vê Limeira no centro de desvio de 40 auxílios emergenciais e cumpre buscas

A Polícia Federal (PF) de Piracicaba cumpriu na manhã desta terça-feira (20), durante a “Operação Usurpador” três mandados de busca e apreensão em Limeira para desarticular uma associação criminosa voltada para o desvio de recursos públicos relativos ao auxílio emergencial. Conforme a PF, o principal envolvido foi preso temporariamente no domingo pela Força Tática da Polícia Militar (veja reportagem aqui), também em decorrência das investigações.

A PF iniciou as apurações no começo deste ano e as investigações apontaram que, num período de apenas dez dias, os investigados desviaram pelo menos 40 auxílios emergenciais de terceiros, residentes em diferentes estados no país, que em condições de vulnerabilidade social causada pela pandemia do covid-19, tiveram seus recursos subtraídos. “As fraudes ocorriam por meio da inserção de dados falsos, mediante utilização indevida da identidade daqueles que tinham direito ao benefício, no aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal. Após, eram criadas contas no Mercado Pago, em nome de ‘laranjas’, com objetivo de dificultar o rastreamento e identificação dos fraudadores”, descreveu.

A investigação apontou que diversas operações financeiras eram realizadas até a subtração dos valores. “Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e de furto qualificado mediante fraude, previstos, respectivamente, nos artigos 288 e 155, §4º, inciso II, do  Código  de  Penal, com penas que variam de 1 a 3 anos e de 2 a 8 anos de reclusão, respectivamente”, informou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.