Documento alerta para risco de restrição de consumo de água em 2022 na região de Piracicaba

Documento divulgado neste mês pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) alertou municípios e empresas sobre as tendências atuais e perspectivas futuras sobre a disponibilidade de água com a ocorrência de eventos extremos e esclarece que, a permanecer esse comportamento climático de diminuição do volume das chuvas, ficando abaixo das médias históricas, toda a bacia poderá ser impactada com restrições de consumo, principalmente em 2022.

O boletim é elaborado pela equipe técnica do Consórcio PCJ e será mensal, enquanto durar a atual condição climatológica que está comprometendo a disponibilidade hídrica. A queda no volume de chuvas, apenas em 2021, é de 31,8% até o mês de referência junho. Para cenários futuros, o documento atenta que as Bacias PCJ ainda terão redução da previsão de chuvas até o 3° trimestre do ano, devido à ocorrência do La Niña, fenômeno que esfria as águas da Oceano Pacífico e causa menores índices pluviométricos na nossa região. O ápice da redução de chuvas deverá ocorrer entre os meses de agosto e setembro.

O Consórcio PCJ considere o momento atual como de alerta, atentando para maiores riscos municípios não atendidos pelas vazões adicionais do Sistema Cantareira. Em Limeira, a ameaça de crise hídrica na região fez com que o prefeito Mario Botion (PSD) criasse a “Comissão de Avaliação e Acompanhamento da crise de abastecimento de água de Limeira”, por meio do decreto 220/21.

Na semana passada, houve um encontro em Limeira, onde ocorreram análises técnicas de alta performance, com um diagnóstico e simulações de cenários apresentados pelo Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad.

No início do ano, já havia sido criada uma comissão para o acompanhamento do contrato de concessão dos serviços de saneamento. “Estamos acompanhando a situação hídrica com a devida atenção desde o início e, nesse nosso encontro, estabelecemos tratativas técnicas fundamentais para as ações preventivas, entre outras providências que venham a ser necessárias”, explicou Botion, por meio de nota. Outro decreto já requisitou a reserva de água do reservatório da Represa Salto do Lobo.

Uma necessidade do momento é de alertar a população para que não haja desperdício de água. “É recomendado que municípios, empresas e comunidade adotem medidas de uso eficiente e racional da água, bem como a implantação imediata de campanhas de sensibilização sobre a gravidade do momento”, diz o consórcio.

Também participaram da reunião Artur Bueno de Camargo Júnior, presidente da USTL; Jonas Vitti, representante do Ciesp no comitê PCJ e conselho fiscal da agência de Bacias do PCJ; Renato Laranjeira, diretor titular Ciesp; Marcelo Okawada, conselheiro Aeal, Rodrigo Alves Dias, diretor de operações BRK; Vinicius Pertile, administrador contratual BRK; Martim Medeiros, presidente Sicomércio; e José Mario Bozza Gazzetta, presidente Acil, entre outros representantes da Prefeitura.

Foto em destaque: Pixabay

Foto interna: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.