Movimento contra cortes nos SUS ganha adesão de vereadora de Limeira

A vereadora Mariana Calsa (PL) enviou ofício ao governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), em que solicita a revisão da decisão de corte de 12% nos repasses mensais de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). A parlamentar se junta ao movimento iniciado em diversos níveis contra a resolução 1/2021 publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (5), quando o DJ revelou a situação (veja a reportagem aqui).

A assessoria da vereadora encaminhou nota em que destaca os prejuízos para a Santa Casa de Limeira, uma das entidades que vai sofrer com a redução de verbas. “A estimativa é de R$2,5 milhões de prejuízo durante o ano. Isso significa diminuição de 500 atendimentos”.

Para Mariana Calsa, esta é a maior crise de saúde pública na atualidade e é o pior momento para redução de repasses financeiros para entidades e hospitais como a Santa Casa. “Reduzir o repasse de verba, mesmo que de programas que não estejam ligados à Covid-19, acarreta prejuízo enorme à entidade, que atende não só Limeira, como outras cidades da região, que poderão deixar de serem atendidas no mesmo volume e qualidade”, afirma.

O texto ainda informa que a Santa Casa de Limeira oferta 189 leitos destinados ao SUS, sendo 30 leitos de UTI adulto, 7 leitos de UTI pediátrica e 8 leitos de UTI Neonatal. Nas unidades de terapia intensiva em 2020, a média de internação por mês foi de 47. Além dos 1.583 atendimentos mensais de ortopedia, e 3.869 atendimentos ambulatoriais que são referências na região.

Além do ofício ao governador, a vereadora Mariana Calsa vai protocolar uma moção de apelo na Câmara Municipal de Limeira e diz que conta com o apoio de todos os vereadores da Casa. “Estou preocupada em relação aos reflexos reais, caso a medida prevaleça. Por isso, estou apelando para o senso de humanidade e a sensibilidade de um líder nato como o Governador João Dória para que, como político, olhe para o bem comum e na importância da Santa Casa na cidade de Limeira e região, revogue esta resolução”, finaliza.

Foto: Divulgação/Gabinete Vereadora Mariana Calsa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.