Monitores em Limeira querem ser reconhecidos como agentes de desenvolvimento de educação

Mais de 100 pessoas estiveram presentes, na noite da última quarta-feira (25/05), em encontro dos monitores de escola, organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Limeira. A categoria debateu ideias e elencou metas para reivindicação junto à Prefeitura. E uma delas se refere ao conceito de atividade que exerce.

Os profissionais decidiram lutar pela mudança de nomenclatura do cargo – de monitor para agente de desenvolvimento de educação infantil (ADI). “O conceito de monitor desvaloriza o segmento, pois as crianças não são monitoradas. Elas possuem vida, se movimentam e pensam. A categoria vai além do cuidar. Eles contribuem para o desenvolvimento cognitivo a partir de atividades lúdicas com as crianças”, defende Nicinha Lopes, diretora do Sindsel.

No encontro, os palestrantes Jandyra Uehara, dirigente do sindicato da categoria em Diadema e da CUT, e Maciel Nascimento, dirigente do Sindsep, da capital, e coordenador do Fórum Estadual de Educação, falaram sobre o impacto da redução de jornada em suas respectivas cidades e como ocorreu a mudança de cargo. Professores e diretores da rede municipal de ensino de Limeira compartilharam experiências.

Para a diretora do Sindsel e monitora Giselle Melo, o encontro despertou novamente os sonhos destes servidores. Foi exibido um vídeo das atividades desempenhadas por monitoras e monitores. Ao final, as metas da categoria foram estabelecidas: redução de jornada, redução da sobrecarga de trabalho, mudança do cargo para ADI e acesso aos cursos de formação.

A comissão formada fará mais um encontro neste ano para avaliar os problemas enfrentados pelos monitores e, em seguida, pedirá reunião com o secretário de Educação, André Luis de Francesco.

Fonte e Foto: Sindsel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.