Limeira estuda projeto de saúde itinerante para atendimento nas escolas

Em resposta a requerimento apresentado pelo vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), a Prefeitura de Limeira revelou que as secretarias de Educação e Saúde estudam, em conjunto, a criação de uma ação de saúde para atendimento específico dos alunos da rede municipal de ensino.

Em maio, Waguinho tomou conhecimento da implementação do Ambulatório de Saúde Escolar anunciado por Iracemápolis. No projeto da cidade vizinha, haverá acompanhamento dos alunos dentro do ambiente escolar por meio de uma sala, equipada com computador, maca, balança e outros aparelhos que serão utilizados por uma equipe formada por um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem.

O parlamentar fez requerimento para questionar a Prefeitura de Limeira sobre a viabilidade de replicar o programa e citou que ações semelhantes se espalham em outros municípios, como São Paulo (SP) e Jacinto Machado (SC). “Entendemos que seria brilhante que o projeto também fosse realizado em nosso município, pois como sabemos a prevenção possui menor custo ao erário público”, disse Waguinho.

Em ofício que chegou à Câmara na última quarta-feira (26/07), o secretário de Educação, André Luis de Francesco, disse que a ideia estudada é como o Saúde Sobre Rodas que, de forma itinerante, atenderia todas as escolas.

A carreta teria equipamentos e materiais de saúde adequados e necessários para o atendimento das unidades escolares. “O investimento seria otimizado, visto que concentrado no suprimento da carreta, e não das 82 escolas municipais”, disse o secretário a respeito dos custos.

Segundo André, não existe infraestrutura física para o estabelecimento de ambulatórios de saúda em cada escola, levando em consideração, ainda, as exigências da Vigilância Sanitária. As estimativas de custo do projeto estudado ainda são levantadas pela Secretaria de Saúde.

O ofício lembra que as pastas colaboram no atendimento ao estudante, tanto em campanhas como ações específicas, como o “Programa+ Visão” e o “Trailer Odontológico”, além de atenção às demandas individuais de saúde identificadas na escola. “Estas são encaminhadas pela equipe gestora, acompanhadas pelo Serviço Social Educacional, às Unidades Básicas de Saúde ou a outros serviços públicos específicos, frente à necessidade constatada”, apontou o secretário.

Foto: Secretaria de Educação de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.