Em 10 dias na biqueira, traficante ganha mais que PM durante o mês inteiro, diz juiz

“Há algo de muito errado em uma sociedade quando até traficantes de biqueiras [e não apenas os médios e grandes traficantes] ganham por dia muito mais do que os valorosos agentes da lei pagos pela sociedade para combater o crime”. Assim considerou o juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, da 2ª Vara Criminal de Limeira (SP), ao condenar um homem acusado de tráfico que, na delegacia, admitiu que chegava a ganhar R$ 500 por dia com a venda de drogas.

A sentença foi assinada nesta terça-feira (12/12) e envolve o réu que, por ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), ganhou liberdade pouco tempo antes do julgamento, conforme o DJ mostrou. Agora condenado a 5 anos de reclusão, em regime inicial fechado, ele poderá recorrer em liberdade.

L.S.J. foi flagrado em 24 de agosto deste ano, no Jd. Roseira, com 140 pinos de cocaína, que pesavam 212 gramas. Quando detido, ele confessou o crime e deu detalhes, como o nome do chefe e quanto ganhava. Em juízo, porém, negou a acusação, dizendo que apenas passava pelo local e que não levava nenhuma droga. Sua versão foi considerada isolada pelo magistrado.

Os guardas municipais prestaram depoimentos classificados pelo juiz como coerentes, no sentido de que o acusado, ao notar a presença da viatura, dispensou um pacote e fugiu. Ele foi seguido pela guarnição e, diante da fundada suspeita de tráfico, os agentes públicos o abordaram. Os pinos de cocaína foram encontrados dentro do pacote.

Ao comparar o rendimento do acusado com os ganhos obtidos por um policial militar, o juiz se baseou em edital recentemente lançado pela PM de São Paulo. A remuneração básica inicial para o cargo de soldado 2ª classe PM é de R$ 4.852,21 – incluindo salário-base e Regime Especial de Trabalho Policial (RETP).

A defesa do réu pode recorrer contra a decisão.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.