É possível vender um imóvel com usufruto?

Por Cristiane Tetzner

Antes de responder a essa pergunta, vamos entender o que é o usufruto, com um exemplo prático:

Quando o pai doa o imóvel ao filho, com reserva de usufruto (que é uma das formas de constituição desse direito e a mais comum), significa que a nua-propriedade ficará para o filho, enquanto que o direito de usufruto, que é o direito de usar e fruir do imóvel, e de todos os rendimentos que dele decorrerem (aluguéis, por exemplo), ficará reservado ao pai.

Quanto ao tempo de duração do usufruto, o mais conhecido é o vitalício (ou seja, que se extingue com a morte do doador/pai), mas também pode ser temporário, quando submetido a termo ou a condição pré-estabelecida (exemplo: maioridade, formação em uma faculdade, entre outros).

Mas a dúvida que muitas pessoas tem é: Posso vender um imóvel gravado de usufruto?

A resposta é SIM!

Mas, para isso, é necessária a extinção dele.

E são várias as possibilidades. Mas vamos dizer aqui as mais comuns:

1 – Quando todas as partes concordam com a venda do imóvel: usufrutuários e os nus-proprietários.
Neste caso, a venda será dos dois direitos, ou seja, do direito à nua-propriedade e do usufruto, e, em geral, divide-se o valor em partes iguais. Mas, também há possibilidade de cessão gratuita.

2 – Pela renúncia ao usufruto do bem, cancelando-o no Cartório de Registro de Imóveis;

3 – Judicialmente.

Importante mencionar que, nos casos em que o usufrutuário não concorde ou não possa expressar sua vontade (pessoas interditadas, por exemplo), só poderá acontecer de forma judicial, e o deferimento da venda dependerá da comprovação de justo motivo ou de que o usufrutuário não cumpriu com suas obrigações, estipuladas no Código Civil.

Como é um tema que envolve direitos complexos e delicados – direito de propriedade, moradia, e direitos reais – é sempre melhor contatar um advogado, a fim de assegurar a forma correta de aplicação ou extinção desses direitos.

Cristiane Tetzner é pós graduanda pela UNESP, com especialização em Contratos: Elaboração e Análise. Bacharel em Direito pelo Instituto de Ciências Aplicadas (ISCA), de Limeira/SP. Membro da Comissão de Direito Médico, Odontológico e da Saúde da 35ª Subseção da OAB/SP. Advogada Associada ao Escritório Campos e Faber Advogados Associados. E-mail: cristiane@camposefaber.adv.br

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.