Curso de mentoria será replicado a diretores escolares de Limeira em 2023

O secretário de Educação de Limeira, André Luís de Francesco, repassou à vereadora Mariana Calsa (PL) informações sobre a formação e o desenvolvimento de diretores de escolas da rede municipal de ensino. Para o próximo ano, eles devem receber capacitação de mentoria.

Ao longo de 2022, a Prefeitura de Limeira firmou parceria com a UFSCAR, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Ministério da Educação (MEC) para o curso de “Mentoria de Diretores Escolares”. A capacitação contou com 210 horas.

Para o ano de 2023, segundo Francesco, a equipe de supervisão e o diretor do curso, que participaram do treinamento, vão replicar aos demais gestores escolares o curso de aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. O objetivo, conforme o secretário, é a construção de um ambiente ou sistema que auxilie os profissionais em situações e momentos de tomada de decisão.

Além desta mentoria, a pasta destacou a parceria firmada com a Unicamp sobre “Análise e Aplicações de indicadores em Políticas Públicas e Vulnerabilidade”, com 32 horas de capacitação que também envolveu gestores escolares.

A secretaria também elencou a Parceria pela Valorização da Educação (PVE), estabelecida entre a Prefeitura de Limeira e o Instituto Votorantim/Comunidade Educativa CEDAC em 2018, para o desenvolvimento de formação de gestores escolares. Até 2021, foram 319 horas de formação, devidamente certificadas.

O curso teve como prerrogativa utilizar uma avaliação diagnóstica aplicada aos gestores para a seleção mais assertiva de estudos sobre as dimensões, competências e práticas para Gestão Escolar, alinhadas à Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (MEC). Essa parceria permaneceu em 2022, agora chamada de “PVE Graduados”, totalizando 10 horas.

Em relação à formação continuada ou em serviço, voltada à atualização de conhecimento e desenvolvimento de competências de gestão, a própria Supervisão de Ensino da secretaria forma, orienta e acompanha os gestores escolares, de forma coletiva e individual.

“Tais orientações/formações vão, desde os procedimentos de início de ano letivo, até formações planejadas com base em indicadores previamente levantados, assim como demandas que surgem de forma imprevista no decorrer do ano”, completou André. A secretaria também desenvolve ações formativas diversas por meio de lives, webinares e reuniões.

Foto: Divulgação/TJSP

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.