Informatização de todo o sistema de saúde de Limeira deve ser concluída em março

Todo o sistema de saúde público de Limeira deverá estar integrado e informatizado até março de 2023. Esta é a previsão do prefeito Mario Botion (PSD), que falou da finalização deste trabalho iniciado anos atrás.

Com verbas parlamentares, orçamento próprio e até programas do governo federal que incentivaram a informatização nos municípios, a informatização promete maior agilidade nos atendimentos e maior controle interno dos serviços. Servidores já são capacitados.

Muitas unidades, as antigas, precisaram de adaptações, reformas e novos equipamentos. Outras mais recentes, como a UBS do Jardim Campo Belo, inaugurada em setembro, já foram construídas prevendo a informatização integrada da rede de saúde. Botion também citou a UBS do Vista Alegre.

A do Campo Belo foi a primeira a receber completamente o Sistema Integrado de Saúde. A tecnologia permite que todos os setores da Secretaria de Saúde de Limeira se integrem em um único sistema – desde a recepção, que conta com um painel eletrônico que auxilia na triagem dos pacientes, até o atendimento, agendamento de consultas, gerenciamento de estoque, vacinação e dispensação de medicamentos, além do prontuário eletrônico – que permite o compartilhamento do histórico dos pacientes com outras unidades. O investimento total na tecnologia foi de R$ 3,960 milhões.

Uma das principais melhorias que o Sistema Integrado de Saúde trará será a implantação do prontuário eletrônico, que concentra todas as informações dos pacientes e impacta na dinâmica do atendimento. O médico da UBS que encaminhar o paciente para um especialista conseguirá, por exemplo, acompanhar o atendimento, os exames e até o tratamento recebido.

Quando a informatização for concluída, Botion lembra que haverá um período de transição. “As pessoas não vão ver a melhoria, mas vão sentir durante os atendimentos com mais agilidade e controle da Saúde, que é um dos maiores orçamentos do nosso município”.

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.