VIA-SACRA: a cada ano uma nova paixão

por Farid Zaine
@farid.cultura

No calendário cultural de Limeira há mais de três décadas, a “Via-Sacra” se consolida como uma das mais longevas e admiradas encenações da Paixão de Cristo em todo o Estado de São Paulo. Com emoção e orgulho vemos esse projeto prosseguir na sua trajetória de sucesso , desde a primeira edição, em 1991, na Gruta da Praça Toledo Barros e seu entorno, até os dias de hoje, quando o espetáculo ocupa o belo espaço do Parque Cidade, em seu novo e grandioso palco.

Participar da “Via-Sacra” é uma experiência única, reunindo pessoas de todas as idades, vindas de todos os cantos da cidade. Forma-se, desde a primeira reunião, uma verdadeira família que durante meses compartilha as conquistas adquiridas nas sessões de preparação das personagens, na concepção dos figurinos e cenários, nos projetos de iluminação e sonoplastia, nos dias de gravações em estúdio…Muito trabalho é realizado por uma abnegada equipe da Secretaria de Cultura, que encontra suporte no auxílio prestado por dezenas de voluntários e no apoio do Governo Municipal, envolvendo todas as secretarias.

Em sua história, a “Via-Sacra” passou por muitas mudanças, teve diversos diretores, mas continuou firme sendo esperada todo ano na Semana Santa. Em 2019, em função de termos na Cultura de Limeira talentos musicais incríveis, realizei um sonho, que foi transformar o espetáculo em um musical. Com texto meu, todo em versos, contei com a parceria de Joaquim Prado e Emanuel Massaro para a criação das melodias, e com o Coro da Orquestra Sinfônica de Limeira, regido por Vinícius Ferreira, para a concretização de uma histórica edição, inteiramente cantada e interpretada por atores e cantores da cidade.

Após o sucesso do musical, a “Via-Sacra” retornou ao seu formato de origem, sem nunca deixar faltar a música, sempre presente.

Quando criei em Limeira a “Via-Sacra”, para ser encenada na Gruta da Paz, cujos trinta e três degraus parecem ser uma referência inquestionável à idade em que Jesus foi crucificado, eu quis também usar memórias de minha infância em Corumbataí (SP), onde nasci, quando via a encenação dos passos da via-sacra pelas ruas do entorno da Igreja de São José, no centro da pequena cidade, com toda aquela dramática encenação dos últimos dias de Jesus, incluindo uma performance inesquecível da mulher que fazia o papel de Verônica. Tudo aquilo tomou forma na nossa Paixão de Cristo, a “Via-Sacra”, causando emoção e encantamento às multidões que vinham para a Praça Toledo Barros para assistir ao espetáculo.

Em 1997 fui trabalhar em Santa Bárbara D´Oeste, e ali criei muitos eventos culturais, incluindo a Paixão de Cristo similar à nossa, e que lá chamei de “Via-Crúcis”. O espetáculo da nossa cidade vizinha neste ano comemora a 25ª edição. Eu e Carlos Jerônimo, que também levei como diretor, participamos recentemente de um documentário que está sendo realizado sobre os 25 anos do espetáculo, no local onde ele nasceu, o Centro Social Urbano daquela cidade.
Agora, na próxima semana, após meses de preparação, a “Via-Sacra” chega ao público limeirense nos dias 28, 29 e 30 de março, no Parque Cidade, sempre às 20 h, pronta para provocar emoções e reflexões, com a mesma e conhecidíssima história sendo contada, mas com novas roupagens e novas surpresas cenográficas, o que deixa tudo ainda mais fascinante.

Que esta edição, dirigida por Carlos Jerônimo Vieira, assim como foi a primeira, seja também mais uma celebração da união entre a arte e a fé cristã. Que a maior história de todos os tempos continue a ser contada pelo povo de Limeira, como foi no princípio, como é agora e como desejamos que seja para sempre!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.