Vereadores de Limeira vão apurar excesso de moscas na região do Jaguari

Os parlamentares que integram a Comissão de Saúde da Câmara de Limeira agendaram para o próximo dia 2 de setembro uma visita ao bairro do Jaguari para averiguarem a denúncia de proliferação de moscas na região, o que incomoda a população faz tempo.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelos vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente do colegiado; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e o secretário Marco Xavier (Cidadania). Além da visita no local, três moradores do Jaguari também serão convidados para falarem sobre o tema em reunião da comissão em 9 de setembro.

O surto de moscas no bairro da zona rural de Limeira chegou à comissão ainda em 2017 por meio do vereador José Roberto Bernardo (PSD). O parlamentar também levou a reclamação até o Ministério Público (MP), que instaurou um inquérito para apurar dano ambiental. A proliferação das moscas decorreria, conforme as denúncias, de uma granja instalada na região.

Em julho de 2018, a Vigilância Sanitária prestou informações por meio de ofício ao vereador. Nas primeiras inspeções feitas no bairro, o órgão viu “evidentes fatores ambientais para a proliferação de moscas na granja”. No entanto, após laudos técnicos, constatou-se que o estabelecimento apresentava instalações e controle adequado de artrópodes nocivos, em especial de moscas.

“Não é possível afirmar que o referido local é o principal gerador de moscas, assim como se as moscas existentes no local, ou no bairro, estão em ‘descontrole’, ou seja, em quantidade anormal, pois há um potencial difuso na maioria das áreas do bairro para proliferação das mesmas, sobretudo por se tratar de área rural com criação de animais, árvores frutíferas”, relatou a Vigilância, à época.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.