Vereadores de Limeira formam novos blocos e aprovam programa Bombeiro nas Escolas

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (8/4), a Câmara Municipal de Limeira (SP) aprovou quatro projetos na Ordem do Dia. Entre as proposituras, estava a do Executivo que cria o programa “Bombeiro nas Escolas”, que levará profissionais da corporação às unidades de ensino. A sessão também foi marcada pela definição dos novos blocos partidários após o fim da chamada “janela partidária”, que permitiu aos parlamentes a troca de partido sem a perda do mandato.

O programa aprovado, que terá a sigla PBE, será desenvolvido pelos integrantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar com integrantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental. O conteúdo programático terá aulas teóricas e práticas, presencial ou virtual, e abordará prevenção de acidentes, ações em situações de emergência, noções de primeiros socorros em geral.

A intenção é que os alunos se familiarizem com hábitos e posturas de prevenção. O conteúdo será aplicado em período de quatro horas aula por turma, preferencialmente nas escolas em tempo integral. A seleção das unidades será definida anualmente pela Secretaria de Educação e pelos Bombeiros.

Novos blocos

Com o fim da janela partidária, alguns vereadores da Casa optaram por trocar de partido para disputar as próximas eleições. Devido a isso, novos blocos partidários foram formados durante a sessão. Confira como eles ficaram organizados:

MDB
Dr. Júlio (MDB) – Líder
Ju Negão (MDB) – Vice-líder
Betinho Neves (MDB)
Mariana Calsa (MDB)

PP, Republicanos, PRD e Solidariedade
Marco Xavier (PP) – Líder
Ceará (Republicanos) – Vice-líder
João Antunes Bano (Solidariedade)
Jorge de Freitas (PRD)
Nilton Santos (Republicanos)
Waguinho da Santa Luzia (PP)

PSD, PT
Helder do Táxi (PSD) – Líder
Anderson Pereira (PSD) – Vice-líder
Everton Ferreira (PSD)
Isabelly Carvalho (PT)

PL, PRTB, Agir e Avante
Constância Félix (AGIR) – Líder
José Farid Zaine (PL) – Vice-líder
Elias Barbosa (PRTB)
Airton do Vitório Lucato (PL)
Lu Bogo (PL)
Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PRTB)
Tatiane Lopes (Avante)

Confira como foi a votação

Aprovado – Projeto de Decreto Legislativo Nº 36/2023, do vereador Airton do Vitório Lucato (PL), concede o Título de Cidadão Limeirense a Mariano Freire dos Santos.

Aprovado – Projeto de Lei Nº 12/2024, da Prefeitura, dispõe sobre o Programa ”Bombeiro nas Escolas – PBE” na rede municipal de ensino de Limeira.

Aprovado – Projeto de Lei N° 18/2024, do vereador Jorge de Freitas (PRD), institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de educação.

Retirado – Projeto de Lei N° 27/2024, da Prefeitura, dispõe sobre a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo município para os desempregados que não possuem nenhuma fonte de renda ou provento, aos doadores de sangue e às mulheres doadoras de leite materno.

Aprovado – Projeto de Lei N° 28/2024, da Prefeitura, altera dispositivos da Lei Nº 6333/2019, que dispõe sobre as Feiras Livres.

Fonte e Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.