Vereadora propõe projeto de lei para criar Banco de Cabelo em Limeira

Projeto de lei protocolado na última semana na Câmara Municipal de Limeira quer instituir um Banco de Cabelo como incentivo à doação para confecção de próteses capilares e perucas. O objetivo é que esses itens sejam fornecidos gratuitamente às pessoas que estão em processo de quimioterapia, com alopecia, calvície, dentre outros problemas que causam queda de cabelo.

A proposta foi apresentada pela vereadora Terezinha da Santa Casa (PL). A intenção é que as perucas e próteses capilares produzidas sejam distribuídas para pessoas previamente cadastradas e a quem que se encontra em vulnerabilidade social, sendo proibida qualquer utilização comercial.

Na justificativa, Terezinha, que trabalhou por décadas na área da saúde no hospital Santa Casa de Limeira, lembra que, quando uma mulher é diagnosticada com câncer, sua vida é abalada. “O câncer destrói a autoestima e é comum a pessoa apresentar um quadro depressivo após o diagnóstico. A queda de cabelo, um dos efeitos colaterais da quimioterapia, é encarado com muita dificuldade e o apoio psicológico da família e dos amigos é fundamental”, mencionou.

Além do câncer, explica a parlamentar, outros fatores levam à queda total e parcial do cabelo e as consequências também são, em muitos casos, devastadoras.

“Ações para melhoria da autoestima das pacientes com câncer e de outras doenças são fundamentais e têm forte influência na cura, já que cientificamente o fator emocional está relacionado com o corpo físico e influencia diretamente na imunidade do paciente. Pensando nisso, o Banco de Cabelos visa incentivar as pessoas para que cortem os seus cabelos e doem como gesto de amor”, completou Terezinha.

O projeto precisa avançar nas comissões para, depois, ser incluído na pauta de votação do Legislativo limeirense.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.