Vereador envia ao MP novos casos de aumento atípico na conta de água em Limeira

O vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) encaminhou nesta terça-feira (15/06), ofício à Promotoria de Defesa do Consumidor de Limeira com documentos que mostram a variação atípica na conta de água de munícipes. O Ministério Público (MP) já tem investigação aberta sobre o tema.

O inquérito foi aberto em 2017 a pedido da Comissão de Assuntos Relevantes em apoio e defesa dos Munícipes – Consumidores e Usuários – da Concessionária BRK Ambiental, a qual Waguinho presidiu. Ele disse que “o problema do faturamento elevado de consumo de água ainda persiste no município”.

O vereador destacou as contas de três munícipes que moram na mesma localidade, Rua Ângelo Maria Ruberto (Jardim Anhanguera), que tiveram os valores aumentados, mesmo sem vazamento de água ou danos no encanamento, afirmaram os moradores. “Também não houve aumento de pessoas no imóvel e não houve aumento de consumo” que pudesse justificar o sobressalto na quantia da conta.

Segundo o documento, a conta de um munícipe saltou de R$ 253,82, em março deste ano, para R$ 511,80, no mês seguinte. Uma outra conta deste mês ultrapassou os R$ 1 mil.

O promotor Hélio Dimas de Almeida Junior informou ao DJ que o ofício chegou à secretaria do MP e os documentos serão analisados.

Na época da Comissão de Assuntos Relevantes, foram enviadas centenas de contas com apontamentos de suposto aumento de consumo fora da média histórica. Conforme a Câmara, a BRK confirmou, por meio de relatório, a existência de variação de consumo acima da média em algumas delas, enquadrando-se em consumo atípico sem a identificação da motivação para o acréscimo.

BRK diz que está à disposição para esclarecimentos e que não houve alterações recentes

A BRK Ambiental informou, por meio de nota, que ainda não foi notificada pelo Ministério Público, mas reforça que está à disposição do órgão, bem como do vereador Waguinho da Santa Luzia, para prestar esclarecimentos quanto aos casos dos três clientes.

“A concessionária informa que não houve alteração recente nas tarifas de água e esgoto do município. Eventuais variações no consumo podem estar relacionadas a diversos fatores, como vazamentos internos ou mesmo em decorrência de novos hábitos adquiridos durante a pandemia, especialmente a permanência por mais tempo em casa. Por isso, é importante que os clientes acompanhem o consumo de água por meio do hidrômetro e entrem em contato com a concessionária caso notem variações atípicas. Dos três clientes citados, apenas um acionou o atendimento, o que permitiu que  técnicos da empresa fossem ao imóvel para verificar se havia algum tipo de problema relacionado ao hidrômetro, o que não se confirmou. A concessionária entrará em contato com os clientes para esclarecer dúvidas e, se for necessário, fazer uma nova análise da fatura”.

Para falar com a concessionária basta ligar no 08000 771 0001, enviar mensagem pelo WhatsApp 11 99988-0001 ou pelo site www.brkambiental.com.br/limeira.

Foto: Câmara de Limeira

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