Vereador de Limeira apresenta projeto para semáforos inteligentes

O vereador Betinho Neves (PV) propôs, na última quinta-feira (23/02), projeto de lei que autoriza a implementação de semáforos inteligentes em Limeira. Neste sistema, os sinais são constantemente reprogramados para maximizar o tempo do sinal verde e permitir a passagem da maioria dos carros.

Para a implantação destes semáforos inteligentes, o projeto prevê a realização de análise técnica para avaliar a viabilidade, considerando a demanda de trânsito, o local de instalação e a disponibilidade de recursos financeiros.

O texto também cita consulta e audiência pública prévias, com o objetivo de apresentar os benefícios da tecnologia e obter a opinião dos cidadãos. De olho no custo da medida, Betinho já incluiu na redação a possibilidade de parcerias público privadas (PPP), convênios, financiamentos ou outras formas de captação de recursos para bancar o novo sistema.

Betinho explica que a maioria das cidades ainda usa semáforos de geração mais antiga, que mudam de acordo com intervalos especificados durante os horários de maior movimento do dia. Ele lembra, porém, que nem sempre essa configuração é a adequada.

“Novos sistemas de semáforos inteligentes podem coletar mais dados e ajustar os sinais em tempo real. O sistema de controle pode registrar informações de trânsito com o uso de detectores e câmeras. Com essas informações, o sistema pode ajustar as luzes de acordo para melhorar o fluxo de tráfego, ajustar a duração do ciclo de sinais e mover um número maior de veículos em menos tempo”, justificou o parlamentar.

No documento, ele cita estudo da Federal Highway Administration que mostra que os sinais de trânsito adaptativos podem melhorar o tempo de viagem em 10%, em média. “Além disso, é possível configurar que várias sinaleiras sejam sincronizadas para que o tráfego possa circular livremente pela via, em vez de encontrar partidas e paradas frequentes”, aponta Betinho.

A propositura precisa avançar pelas comissões da Câmara Municipal de Limeira antes de ficar disponível para votação em plenário.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.