Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (22/06/22)

UM BEBÊ, UMA ÁRVORE
A Câmara Municipal de Limeira aprovou, nesta segunda-feira (20/06), projeto de lei da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), que institui o plantio de uma muda de árvore a cada nascimento registrado no município. De acordo com o projeto, o Poder Público assegurará o plantio de mudas de espécies arbóreas, preferencialmente nativas da região, em quantidade mínima equivalente ao número de nascimentos ocorridos no ano anterior, tanto na rede pública quanto na rede particular de saúde da cidade. A regulamentação caberá à Prefeitura e o objetivo é incentivar a preservação do meio ambiente, a conscientização e a promoção da educação ambiental.

ROUBO EM ARAÇATUBA
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21/06) mais uma fase da operação que investiga o roubo às agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em Araçatuba, no interior paulista, em agosto de 2021. Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, oito de busca e apreensão e quatro de identificação criminal, na cidade de São Paulo (2), Agudos (2), Indaiatuba (1) e Campinas (3). De acordo com as investigações da PF, quatro integrantes participaram fornecendo estrutura logística aos outros da organização criminosa. Esses investigados emprestaram uma propriedade rural para servir de ponto de apoio para a consecução do roubo. (Agência Brasil)

POÇO NO MERCADÃO
A Prefeitura de Limeira contratou a empresa Romaréllo Terraplenagem para construção de poço de visita para acesso a galeria inferior (profunda) de águas pluviais na área do Mercado Modelo (Mercadão), no Centro de Limeira. A obra será financiada pela linha Finisa, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 31,1 mil. O prazo é de 1 mês. A reconstrução do Mercadão depende de obras prévias na galeria da região.

FORÇA-TAREFA EM POSTOS
O governador Rodrigo Garcia determinou a criação de uma força-tarefa para fiscalização de preços de combustíveis em todas as regiões do estado de São Paulo. Profissionais do Procon.SP vão atuar para acompanhar os preços nas bombas de mais de mil estabelecimentos nas regiões metropolitanas, interior e litoral para checar se os valores ao consumidor vão acompanhar a redução do ICMS ao longo da semana. (Do Portal do Governo)

CORRIDA E CAMINHADA
Mais de 400 pessoas participaram da 3ª Corrida e Caminhada – Minha Cordeirópolis no último domingo (19/06). Ao todo, 437 pessoas se inscreveram para a 3ª Corrida e Caminhada, entre adultos e crianças, de Cordeirópolis, Limeira, Iracemápolis, Rio Claro, Araras e demais cidades da região. O evento teve início com a corrida kids, às 8h05, seguida pelas corridas de 5 km e 10 km, às 8h30, e encerrou com a caminhada. Ao final, todos os participantes receberam uma medalha e curtiram show ao vivo em frente ao Ginásio de Esportes.

FUNERAL CUSTEADO
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2960/21, que inclui as despesas com funeral de vítimas de acidentes de trânsito na lista de danos pessoais cobertos pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Pela proposta do deputado Luis Miranda (Republicanos-DF), o seguro deverá pagar até R$ 2,7 mil a herdeiro ou familiar da vítima falecida como reembolso por despesas com o funeral devidamente comprovadas. (Agência Câmara)

DOAÇÃO DE SANGUE
A Santa Casa de Limeira incentiva as pessoas a ajudar na reposição do Banco de Sangue. O horário para doação de sangue é de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h (com restrição de senha). Antes do procedimento, é necessário tomar café da manhã, porém, não almoçar; ter dormido bem na noite anterior; e trazer documento com foto (RG, CNH) e carteirinha do SUS.

PLANO DE EDUCAÇÃO
O Plano Nacional de Educação (PNE) chega na reta final da sua execução com resultados insatisfatórios, problemas de desigualdade e apagão de dados. Foi o alerta dado ao Senado Federal, nesta segunda-feira (20/06), por especialistas convidados para uma sessão temática que discutiu os rumos do PNE, que completará o seu oitavo e antepenúltimo ano de vigência nos próximos dias. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou os resultados do seu mais recente ciclo bianual de monitoramento das metas do PNE. Segundo Gustavo Henrique Moraes, coordenador-geral de Instrumentos e Medidas Educacionais do INEP, os números mostram avanço limitado da educação brasileira durante a vigência do PNE. (Agência Senado)

MARÇO VERDE
O mês de março será dedicado à conscientização em saúde visual em Limeira, segundo o projeto de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil). De acordo com o projeto aprovado nesta segunda-feira (20/06), o símbolo da campanha será o laço verde e o foco será na atenção primária. O objetivo é levar conhecimento e informação sobre as causas e formas de prevenção das doenças visuais primárias, tais como glaucoma, catarata, ceratocone, miopia, astigmatismo e hipermetropia, à população.

PANTANAL NA JUSTIÇA
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou necessária a realização de perícia para servir de base à fixação do valor da indenização por danos morais a ser paga pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) ao escritor Benedito Ruy Barbosa, em razão da exibição não autorizada de uma versão editada da novela Pantanal, de sua autoria. A novela – transmitida originalmente em 1990, pela extinta TV Manchete – teve uma reprise levada ao ar pelo SBT, entre 2008 e 2009. Em 2016, os ministros da Terceira Turma acolheram recurso do escritor e condenaram o SBT ao pagamento de indenização por danos morais e patrimoniais devido à exibição da versão editada e não autorizada da obra. (Do STJ)

CHECK-LISTA NA BALSA
Além da convocação do secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, para participar de reunião extraordinária no dia 24 de junho, às 14h, a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Limeira convidou também o deputado Murilo Felix (Podemos) e um representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Os vereadores e moradores da região da Estrada da Balsa querem informações sobre o “check list” (lista de itens) da obra de pavimentação e sobre o prazo limite para a entrega dos documentos e informações para o DER.

VOTAÇÃO SIMBÓLICA
A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o texto da Proposta de Emenda à Constituição 11/2022, que dá segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Agora, o texto segue para a comissão especial, que deverá discutir a PEC antes de sua apreciação em plenário. A votação, ocorrida de maneira simbólica, só não foi unânime porque o partido Novo foi divergente. Já o deputado Bilac Pinto (União Brasil-MG) afirmou que a comissão especial deve definir qual será a fonte de custeio desse piso salarial. (Agência Câmara)

VIU ESSA?
“Não está no controle do governo. E, honestamente, preço é uma decisão da empresa, não do governo. Além disso, nós temos marcos legais que impedem a intervenção do governo numa empresa, mesmo o governo sendo acionista majoritário”

Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, dizendo nesta terça-feira (21/06) que não é possível interferir no preço dos combustíveis da Petrobras.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.