Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (13/10/21)

ELEIÇÃO NA SAÚDE
O Conselho Municipal de Saúde em Limeira definiu as regras da eleição dos novos integrantes para o biênio 2022/2023. Serão 24 novos integrantes titulares: 12 representantes de usuários de saúde; seis representantes de trabalhadores da área da saúde; quatro representantes de prestadores de serviços e de universidades; e dois nesta quarta-feira (13/10) e segue até 12 de novembro. Já a votação ocorre em dois dias, 8 de dezembro (para a escolha dos representantes dos segmentos de gestores/prestadores, universidades e trabalhadores de saúde), e 9 de dezembro, para representantes de usuários.

ALEGAÇÕES FINAIS
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu à defesa do deputado Daniel Silveira um prazo de 22 dias para apresentar suas alegações finais no processo em que é acusado de agressões verbais e ameaças aos ministros da Corte. O prazo foi baseado no tempo que o Ministério Público teve para se manifestar. O prazo começou a ser contado no dia 8 de outubro, sexta-feira da semana passada. Na denúncia aceita pelo STF, Silveira foi acusado pela Procuradoria-Geral da República de incitar o emprego de violência para tentar impedir o livre exercício das atividades do Legislativo e do Judiciário e a animosidade entre as Forças Armadas e a Corte, por meio de vídeos publicados em suas redes sociais. Nos vídeos, ele ofendeu e ameaçou ministros, além de defender medidas antidemocráticas.

OUTUBRO ROSA EM CORDEIRÓPOLIS
A Câmara Municipal de Cordeirópolis, por meio da Procuradoria da Mulher e da Câmara Participativa em parceria com entidades sociais de Cordeirópolis, aderiu à campanha Outubro Rosa, para chamar atenção para a realidade atual do câncer que afeta milhares de mulheres. No próximo dia 27, a partir das 8h, haverá uma mesa de conversa com pessoas de diversas áreas para falar sobre tratamentos, vivência e o principal: prevenção e a cura do câncer de mama. Nesta oportunidade, está previsto um coffee break com apresentações artísticas. O evento é aberto ao público e seguirá os protocolos de segurança.

INSS ALERTA
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para alguns tipos de golpe contra aposentados e pensionistas. Essa prática se tornou comum nos últimos anos em várias regiões do país. Segundo a Agência Brasil, a maioria das situações ocorre por meio de ligação telefônica aos segurados ou envio de mensagens por e-mail. Além de dados pessoais, os estelionatários também pedem a transferência de dinheiro para a liberação de supostos benefícios. Segundo o INSS, em um desses golpes os criminosos têm se passado por integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) visando pedir a transferência de dinheiro para liberar supostos valores de benefícios atrasados.

ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA
Alunos das escolas e creches de Iracemápolis estão recebendo acompanhamento e orientações sobre higiene bucal. A ação é realizada pelas dentistas e auxiliares de dentistas do município. A diretora do setor de Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva, cita que essas ações eram realizadas na rede, mas foram interrompidas devido à pandemia. Agora, a iniciativa da retomada tem origem nas reuniões do Comitê de Combate e Contingenciamento da Covid-19. “O trabalho é educativo com escovação supervisionada com foco na saúde das crianças e trabalhando sobre a importância da higiene bucal”, explica.

DEFICIT DE APRENDIZAGEM
A Comissão Senado do Futuro vai debater soluções para a superação do deficit de aprendizagem provocado pela pandemia de Covid-19. Requerimento com esse objetivo foi aprovado em reunião deliberativa do colegiado. Autor do requerimento, o presidente da CSF, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), aponta que a descontinuidade das atividades educacionais e a dificuldade de acesso a aulas remotas na educação pública por período tão longo são fatores agravantes das lacunas de aprendizagem e aumentam a desigualdade entre estudantes de distintas origens sociais. Segundo Izalci, todas as esferas do poder público precisam refletir e propor mecanismos para enfrentar o problema. 

PROTOCOLO NAS ESCOLAS
Na visita à Comissão de Educação da Câmara de Limeira que fez na última semana, o secretário da área, André Luis De Francesco, detalhou como é o protocolo em caso de detecção de Covid-19 nas unidades da rede municipal. Se for um profissional da escola, ele deve procurar o atendimento médico imediatamente; se o médico atestar que é realmente uma suspeita de Covid, o funcionário é afastado e substituído pelo período necessário e a comunidade é informada para que possam observar se quem teve contato apresenta sintomas. Já se a escola percebe que o aluno tem um ou mais sintomas de Covid, o aluno fica em um espaço isolado na escola, a família é contactada e orientada a procurar atendimento médico.

TERAPIA NUTRICIONAL
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4262/20, que inclui a nutrição entre os direitos dos autistas. O texto aprovado, da deputada Aline Gurgel (Republicanos-AP), altera a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Segundo o projeto, a nutrição adequada e a terapia nutricional compreendem “todas as ações de promoção, proteção e recuperação da pessoa com transtorno do espectro autista sob o ponto de vista nutricional, realizado por profissional de saúde especializado, legalmente habilitado”.

ACOMPANHAMENTO DE AUTISTAS
A vereadora Lu Bogo (PL) protocolou requerimento, na Câmara de Limeira, em que questiona o acompanhamento de autistas e a inclusão na rede municipal de ensino. De acordo com a parlamentar, a proposta é trazer o tema autismo para discussão. “A partir das respostas deste requerimento, vamos ajudar as famílias neste processo de inclusão, informando os caminhos para procurar ajuda por meio da Secretaria Municipal da Educação”, informou. Ela pediu dados, como o número de autistas matriculados na rede nos últimos cinco anos (2017 a 2021) e se o número de profissionais aptos a trabalhar com este público é suficiente, por exemplo.

VIU ESSA?
“Quando mais precisamos da ciência, a equipe econômica age contra a lei, com manobras que sugerem a intenção deliberada de prejudicar o desenvolvimento científico do Brasil. É incompreensível que o Congresso Nacional permita que suas decisões, manifestadas democraticamente na aprovação de leis para o país, sigam sendo descumpridas por meio de manobras de último momento. É preciso priorizar a ciência. Ciência é vida!”

Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em crítica ao corte no orçamento da pasta promovido pelo Ministério da Economia.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.