Reestruturação confirma Jorge na Habitação e traz outro ex-vereador à Prefeitura de Limeira

O Jornal Oficial do Município de Limeira trouxe hoje a relação de nomeados em cargos comissionados e funções gratificadas na Prefeitura de Limeira, já com base na lei, aprovada pela Câmara Municipal neste mês. As portarias confirmam uma troca no primeiro escalão e trazem mais um ex-vereador da legislatura passada ao Edifício Prada. A reestruturação foi feita após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgar centenas de cargos inconstitucionais.

Como o DJ antecipou na manhã de ontem, Jorge de Freitas substitui Marcela Siscão no comando da Secretaria de Habitação. A arquiteta, servidora concursada da Prefeitura, estava no cargo desde o início da gestão do prefeito Mario Botion e cede espaço ao ex-vereador, que se desincompatibilizou do cargo na Câmara Municipal.

Será a primeira experiência de Jorge em cargo de primeiro escalão no Executivo. Ele ocupou suplências de vereador por três legislaturas seguidas e se elegeu parlamentar nas legislaturas de 2001 a 2004, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. Estava no quarto mandato, do qual se licenciou para assumir o posto de Marcela.

A ida de Jorge à Prefeitura era cogitada desde o início do ano como uma forma de acomodar aliados de Botion que não tiveram sucesso nas urnas, casos de Darci Reis e José Roberto Bernardo, ex-presidente da Câmara. Darci será chamado com a saída de Jorge, mas deve renunciar para manter a filha nomeada na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Limeira, para evitar nepotismo.

Assim, o caminho fica livre para o retorno de José Roberto à Câmara. Ele foi nomeado recentemente no gabinete de Mario e exonerado com a reestruturação. Sua portaria não apareceu na extensa lista publicada nesta sexta-feira.

Jorge é a segunda mudança no secretariado de Botion em relação ao primeiro mandato. A primeira troca ocorreu na Secretaria de Segurança Pública, com a vinda do escrivão Wagner Marchi para o lugar de Francisco Alves da Silva, o Cabo Chiquinho.

Ex-vereadores

A relação de portarias traz nomes conhecidos e que tiveram participação política nos últimos anos. Sem êxito na reeleição, Wagner Barbosa (PTB) foi nomeado como Assessor Especial em Gestão Pública na Secretaria Municipal de Cultura, onde responderá ao secretário Farid Zaine – assim como Jorge, Farid também se licenciou da Câmara para atuar no Executivo.

Wagner é mais um ex-vereador da legislatura passada, integrante da base do prefeito Mario Botion, que migrou para o Edifício Prada. Estevão Nogueira (PSC) continua, com a reforma, como diretor na pasta do Desenvolvimento.

Quem também foi nomeado recentemente e seguirá no Prada é o ex-vereador Claudemir Vieira (PL), o Mir do Lanche, que também não se reelegeu e agora será assessor no gabinete do prefeito.  Além dos três, o Executivo ainda tem a ex-vereadora Erika Tank, agora vice-prefeita, o ex-vereador Carlinhos Silva, que seguirá como Chefe de Atendimento ao Munícipe na Secretaria de Administração, e Mara Isa Mattos Silveira, que também participou da legislatura passada e chefia o Procon.

Além das novas portarias na Prefeitura, também foram publicadas as nomeações no Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), que passaram por reestruturação após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.