Questões não previstas em edital de concurso são alvo de queixas em Limeira

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Limeira recebeu, nesta quarta-feira (30/11), representantes de candidatos que prestaram concurso público para professores substitutos da rede municipal de educação e o secretário da pasta, André Luis de Francesco. A pauta foi o edital do certame que, segundo os candidatos, apresentou conteúdo divergente do solicitado na prova.

De acordo com as representantes dos candidatos, a prova do processo seletivo, realizada em novembro, apresentou questões que não constavam no edital do concurso e também deixou de cobrar assuntos que estavam previstos. Elas informaram que apenas 58 pessoas passaram na prova e que, provavelmente no ano que vem, faltarão professores. “Em 2022 foram classificados 196 candidatos e não foram suficientes”, declarou uma candidata.

Segundo André, a Secretaria de Educação está preparada para o próximo ano e, de acordo com o planejamento, não faltarão professores. Ele explicou que os candidatos classificados no processo seletivo poderão assumir dois cargos e professores efetivos também poderão fazer substituições. Além disso, o restante da lista de candidatos do certame pode ser chamado também, caso necessário.

Sobre as divergências, o secretário disse que foram identificadas inconsistências pela Comissão de Apuração e todas foram analisadas pelo Comitê. As que realmente estavam em desconformidade foram descartadas. “Pelo que analisamos, todos os recursos estão sendo respondidos”, afirmou.

Uma das principais reclamações apresentadas pelas representantes foi quanto à constante mudança da banca de avaliação dos processos seletivos para professores substitutos ao longo dos anos. Elas pediram que o secretário verifique a possibilidade de utilizar uma mesma empresa nos próximos processos seletivos e pediram que, se possível, fosse escolhida uma banca de renome – como exemplo, citaram a Vunesp e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

André disse que as bancas são contratadas por meio de edital público aberto. Qualquer empresa pode participar em iguais condiçõe, e vence quem apresenta a melhor proposta, mas a Secretaria estudará a possibilidade.

O presidente da comissão, Elias Barbosa (PSC), pediu que as representantes entreguem o material sobre as divergências que os candidatos estão questionando para que o colegiado faça a fiscalização junto à Secretaria de Educação para verificar se realmente foram sanadas.

A reunião foi conduzida por Elias e contou com a participação de Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente; Adir Almeida (PDT), secretário; e da vereadora Mariana Calsa (PL).

Fonte e Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.