Prosa

Por Edmar Silva

Manifestações
Ocorreram manifestações por todo o país no último domingo em favor do Presidente da República e dos seus ideais. O ato foi legítimo, sem dúvida. Mas enquanto continuarmos cultivando idolatria na política, não haverá possibilidade de um país melhor. Político deve ser é cobrado.

CPI da Covid – Parte 1
Semana começou quente no Senado Federal com o início dos trabalhos da CPI da Covid. Os ex-ministros Mandetta e Teich foram as primeiras testemunhas inquiridas e deixaram o clima tenso no Planalto, pois escancararam os erros do governo federal. Na sequência, foi a vez do atual ministro da saúde “passar pano” para o Presidente da República.

CPI da Covid – Parte 2
Mas a atenção ficou mesmo voltada para quem não compareceu para prestar depoimento: o ex-ministro Pazuello. Alegou contato com pessoas que testaram positivo para o coronavírus e assim ganhou prazo para passar pela sabatina dos senadores. Sua atitude, porém, destoa do discurso negacionista feito enquanto ministro e da errada atitude de ir ao shopping sem máscara. Ou seja, sua intenção é apenas postergar o depoimento.

Entendedores entenderão
“Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão, menininha quando dorme põe a mão no coração” (Lombroso).

Tragédia no sul
Infelizmente, mais um trágico fato ocorrido em escola infantil. Rapaz entrou na unidade de educação munido de facão e com tal instrumento matou três crianças e duas professoras. Ao ler a notícia sobre o fato, a primeira coisa em que se pensa é no motivo do crime, na razão pela qual vidas inocentes foram ceifadas de forma tão bruta e gratuita. A resposta? Talvez ela venha nos próximos dias com o interrogatório do suspeito.

Paulo Gustavo
Também morreu o ator, humorista e diretor Paulo Gustavo. Inúmeras homenagens foram realizadas por famosos e populares nos mais diversos veículos de comunicação. Realmente, país perdeu um grande talento.

Relação entre as mortes
Nas redes sociais, não faltaram comparações entre as mortes ocorridas no Sul e do ator Paulo Gustavo, no sentido de que o assassinato das crianças e professoras foram bem mais graves e não ganharam a repercussão dada à morte do ator. Não é justa a comparação. Em ambos os casos vidas humanas foram perdidas e devem ser igualmente lamentadas. No caso do ator, porém, é normal que o caso seja mais comentado em razão da sua fama, mas isso não significa que as mortes ocorridas na escola de uma pacata cidade sejam menos relevantes.

Prefeitura
Prefeitura de Limeira está fiscalizando tão bem as aglomerações e desrespeito às regras sanitárias para combate ao coronavírus, mas tão bem, que foi necessária a intervenção do MP para acompanhar a fiscalização e exigir mais rigor.

Câmara de Limeira
A maioria dos vereadores faz parte da base política do prefeito e por isso o alcaide consegue aprovar seus projetos de leis com tranquilidade. Recentemente, foi a vez de dois projetos referentes à reestruturação de cargos da Prefeitura e do Ceprosom. Muito embora sejam projetos de leis extremamente complexos, com vários documentos que demandam dias para leitura, eles passaram em regime de urgência na Câmara e foram aprovados imediatamente.

Lei do rojão
A denominada lei do rojão também foi aprovada nessa semana na Câmara de Limeira. Depois de muito debate, emenda, subemenda, retirada de emenda e apresentação de nova emenda o projeto original ficou um tanto quanto desfalcado, mas assim foi possível atender os anseios de todos os vereadores para permitir a aprovação. Não era exatamente o que se esperava, mas é certo que um grande passo foi dado sobre essa temática.

Feliz Dia das Mães
Desejo um feliz e abençoado dia para todas as mamães, especialmente para aquelas leitoras do Diário da Justiça e para aquelas que fizeram e ainda fazem a diferença na minha vida: Juliane, Edna, Clélia e Rosana. Amo vocês, feliz dia das mães!


Edmar Silva é analista jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo. Formado em Direito, aprovado no exame da OAB-SP e pós-graduando em Direito Público.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.