Projeto quer faixa refletora na sela e no condutor de cavalos em Limeira

Para oferecer mais segurança às pessoas que praticam lazer e esporte, bem como aos animais, a vereadora Lu Bogo (PL) protocolou, na Câmara Municipal de Limeira, projeto de lei para obrigar a implantação de faixas refletoras nas selas utilizadas por animais e veículos de tração animal, bem como nas roupas dos cavaleiros.

A proposta foi apresentada na última quinta-feira (28/09). Caso o texto seja aprovado, quem conduzir cavalos em Limeira terá de utilizar a faixa em suas roupas tanto de frente quanto nas costas.

A parlamentar cita, na justificativa, que a intenção é trabalhar preventivamente para evitar acidentes de trânsito na zona rural de Limeira. “Para assegurar maior proteção aos condutores e também a estes animais, buscamos junto a população uma forma de evitar estes acidentes, com esta comunicação visual em suas roupas, sela do animal, charretes e carroças”, explica.

Lu menciona que alguns grupos de cavaleiros e charreteiros já fazem uso da faixa refletora. A intenção, com o projeto de lei, é tornar este equipamento obrigatório. “[Isso] nos traz a certeza de que todos estarão mais seguros para fazerem estes passeios”, descreve a parlamentar.

No texto, ela expressa preocupação com acidentes especialmente nos períodos da noite e ao amanhecer. Reforça, também, que a ação, caso seja aprovada e vire lei, se somará às iniciativas da campanha de prevenção a acidentes nas estradas rurais de Limeira, prevista desde 2021 em resolução do próprio Legislativo local.

A proposta será lida em plenário na sessão desta segunda-feira (02/10) e, em seguida, encaminhada para análise das comissões da Casa.

Foto: Freepik

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.