Projeto quer campanha de prevenção contra depressão na pandemia em Iracemápolis

O vereador Vitor Michel (PL) protocolou nesta semana, na Câmara Municipal de Iracemápolis, projeto de lei que prevê campanha de orientação, prevenção e conscientização da depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, tudo em decorrência da pandemia da Covid-19.

O parlamentar listou os objetivos da propositura: oferecer total informação sobre o tema, bem como suas causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento; incentivar e conscientizar os pacientes à busca pelo diagnóstico; combater o preconceito; e divulgar quais os meios de tratamentos disponíveis na rede pública.

O texto permite que o Executivo faça parcerias com a iniciativa privada para desenvolver, em conjunto, ações preventivas contra as doenças e transtornos.

“Nesse período [pandemia], muitas pessoas se depararam com situações adversas e foram pegas de surpresa com o desemprego, com a paralisação de aulas presencias que passaram a ser online, criando hábitos e costumes diferentes do que o de costume, se privaram do lazer e de outras atividades devido as circunstâncias atuais. O Brasil é o país que apresenta a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão”, citou Vitor, na justificativa.

A proposta precisa receber aval jurídico para, depois, ser analisada em plenário pelos vereadores.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.