Projeto em Limeira quer incentivar uso da bicicleta para turismo

Apresentado na última semana na Câmara Municipal de Limeira, projeto de lei assinado pelos vereadores Airton dos Santos (PL) e Everton Ferreira (PSD) quer estimular o cicloturismo na cidade, ao incentivar o uso da bicicleta ao turismo rural, gastronômico, de aventura, contemplativo e ecológico.

O cicloturismo, explicam os parlamentares na propositura, é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Os vereadores preveem no texto a criação e o traçado de circuitos e rotas cicloturísticas, que devem considerar as bacias hidrográficas, relevo e formação histórica e social de cada região, a interligação entre os sistemas cicloturísticos e a infraestrutura cicloviária já existente, a priorização de estradas e vias de menor fluxo, além de garantir a participação popular.

Os parlamentares também colocam, no projeto de lei, que o Executivo deve definir o traçado das rotas cicloturísticas, definir padrão de sinalização, mapear os atrativos e os produtos turísticos, como monumentos históricos, atrativos naturais, hospedagens, locais para alimentação e hidratação, bicicletarias e unidades de saúde. Praticantes do cicloturismo poderão colaborar com o Executivo na criação e organização das rotas temáticas.

“O cicloturismo tem como objetivo promover a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física. Promovendo a valorização da cultura e dos atrativos turísticos locais e regionais, motivando novos investimentos e novas estratégias para agregar valor aos serviços e produtos da cadeia produtiva local e regional”, justificaram os parlamentares.

O projeto deve ser lido na sessão desta segunda-feira (12/06) e encaminhado para análise das comissões.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.