Projeto de lei quer educação sobre diabetes nas escolas de Limeira

Proposta apresentada na Câmara Municipal de Limeira, na última quarta-feira (30/08), quer implementar a conscientização sobre o diabetes nas escolas da rede municipal. O objetivo é alcançar tanto profissionais da educação quanto os alunos.

O projeto é assinado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira (PSD), por meio do programa Cidadão Legislador. A ideia foi apresentada pelo Grupo de Apoio aos Diabéticos (GAD) de Limeira, a nutricionista Nádia Esteves dos Santos e a endocrinopediatra Flávia Kurita Varoli.

Se aprovado, o texto transforma novembro no mês de conscientização sobre o diabetes nas escolas, com o objetivo de contribuir para um ambiente escolar mais favorável ao bom manejo do diabetes mellitus tipo 1, estreitando os laços com os profissionais da educação e da saúde.

Cada unidade escolar receberá de forma voluntária, por meio das profissionais da saúde, treinamentos sobre a importância da prevenção e dos cuidados em relação ao diabetes, no formato de dinâmicas e rodas de conversa.

Na justificativa, Everton cita que, em Limeira, 20 mil pessoas vivem com diabetes, sendo 5 mil atendidos no sistema público. Ele cita que a doença no ambiente escolar é complexa e árdua no tratamento, principalmente pela carência de conhecimento sobre o assunto, o que pode gerar prejuízos no processo socioeducacional.

“A necessidade de desenvolver esse projeto partiu da vivência diária dos profissionais da saúde e do grupo de apoio [GAD] que, segundo relatos de familiares, apontaram que as escolas municipais de Limeira não estão preparadas para acompanhar crianças com diabetes tipo 1 em relação aos cuidados necessários. Portanto, necessitando do desenvolvimento de ações educativas para garantir a segurança no ambiente da escola”, complementa o parlamentar.

O projeto será lido na sessão de segunda-feira (04/09) e, em seguida, encaminhado para análise das comissões permanentes do Legislativo.

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.