Procon de Limeira pede atenção para novo golpe do PIX Premiado

O Procon de Limeira fez um alerta nas redes sociais, com reforço em vídeo gravado pela coordenadora do órgão, a advogada Mara Isa Mattos Silveira, sobre uma nova modalidade de golpe que tem sido aplicada e com possíveis potenciais vítimas na cidade devido a circulação de uma divulgação criminosa e interação de pessoas.

“O golpista usa as redes sociais hackeadas, normalmente os stories, para prometer recompensas financeiras a quem transferir valores por PIX para a sua conta ou Banco Central”, diz o comunicado do Procon. Mara Isa alerta: “É golpe! Não caiam, não façam transferências acreditando que receberão de volta”.

Uma tabela feita por golpistas mostra os supostos retornos financeiros que as pessoas podem ter após o envio do PIX. “Isso é um golpe!! A conta de seu amigo, de seu parente que está fazenda essa divulgação do PIX premiado foi hackeada!”, reforça o aviso do Procon.

Golpe no WhasApp

Em outro alerta, o Procon de Limeira explica como tem funcionado golpes pelos WhatsApp. “Os golpistas descobrem o número do celular e o nome da vítima de quem pretendem clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações em mãos, os criminosos tentam cadastrar o WhatsApp da vítima nos aparelhos deles. Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo”.

Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do site de vendas ou da empresa em que a vítima tem cadastro. “Eles solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro. Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular, têm acesso a todo o histórico de conversas e contatos. A partir daí, os criminosos enviam mensagens para os contatos, passando-se pela pessoa, pedindo dinheiro emprestado”.

O Procon esclarece que é preciso desconfiar de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem. Geralmente, os golpistas apelam para alguma urgência falsa e pedem depósitos e transferências via PIX para contas de terceiros ou então para pagar alguma conta.

Como evitar:
“Primeiro, proteja o seu WhatsApp de invasões e clonagens. Nas configurações do aplicativo, clique em “Conta”, depois em ‘Confirmação em Duas Etapas’ e ative essa funcionalidade de segurança com uma senha. Você diminui a chance de golpistas roubarem seu número.

E nas configurações de privacidade, deixe a sua foto de perfil pública apenas para os seus contatos, assim ninguém a utiliza para golpes. Nunca compartilhe o código de segurança. E caso receba mensagens de parentes ou conhecidos pedindo dinheiro emprestado, confirme a identidade de quem está do outro lado”, diz o alerta.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.