Prefeitura de Limeira propõe elevar vale-alimentação em 42% para evitar greve

A Prefeitura de Limeira informou na noite desta sexta-feira (11) que aumentou a proposta do vale-alimentação aos servidores municipais para 42% numa tentativa de evitar a greve prevista para segunda-feira (14). 

A nota da Prefeitura diz que os secretários municipais que integram a Mesa de Negociação se reuniram no final da tarde, após a reunião que aconteceu com representantes sindicais, que rejeitaram a proposta de parcelamento do reajuste salarial.  

Na reunião do secretariado, o prefeito Mario Botion participou e, conforme a nota, após discussões sobre o impacto orçamentário e as finanças da Prefeitura, Botion autorizou melhorar a proposta para os servidores municipais. 

“Está mantido aumento de 21% nos vencimentos dos funcionários, parcelados em 10% a partir de 1º de março e outros 10% em 1º de maio. No acumulado, o reajuste chegaria a 21%. A novidade é que houve proposta de se elevar o valor do vale alimentação para R$ 500 – o que representa um aumento de 42,85% nesse benefício”.  

Com o índice ofertado, também seria atingido o valor do novo piso salarial dos professores, estabelecido por meio de legislação federal, diz a nota.  

A Prefeitura manteve as duas metas fixadas e apresentadas na discussão da Mesa de Negociações. Uma delas é cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que veta a continuidade do pagamento de vale alimentação para funcionários aposentados. A concessão do benefício aos inativos vem sendo contestada anualmente por meio de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).  

A outra meta é que a Prefeitura terá que começar a colocar em prática o aumento da alíquota de contribuição dos funcionários com o Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML), que vai saltar de 11% para 14%, conforme foi definido com a Reforma da Previdência, em novembro de 2019. A medida é constitucional. 

O DJ falou com Fábio Morais, da Apeoesp, e ele disse que está mantida a paralisação, mas na segunda-feira haverá assembleia para discussão com os professores, que integram o movimento do Sindsel. “A nossa assembleia foi absolutamente representativa e decidiu por maioria absoluta a unificação do funcionalismo.Esperamos que o governo Mário Botion atenda nossas reivindicações e valorize o funcionalismo público. Segunda-feira nos encontramos, às 7h, na prefeitura Municipal de Limeira”.  A reportagem também fez contato com Eunice Lopes, do Sindsel.

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.