Nelson Alberto Soares Travinik

por Fernando Bryan Frizzarin

Na semana passada, bem no feriado da Independência do Brasil, perdemos uma das muitas figuras inspiradoras de minha vida: Nelson Travinik. É uma raridade poder compartilhar mesmo que brevemente o convívio com nossos ídolos. No meu caso, tive a honra de passar incontáveis noites nos observatórios de Americana e Piracicaba, em companhia de meus amigos Travinik e Carlos Andrade, entregando-me às maravilhas da astronomia.

Para eles, a missão de pesquisar e compartilhar o conhecimento cósmico com a comunidade. Para mim, eram lições profundas sobre a astronomia, física, matemática, amizade e cumplicidade. Foram noites de risos gostosos e histórias fascinantes sobre cometas, a Lua, o Sol e eclipses.

Nelson Travinik é alguém que merece ser lembrado eternamente, assim como Carlos e todos os outros que, independentemente de serem profissionais da astronomia ou não, lutaram e continuam a lutar para manter viva a chama dos Observatórios Municipais, levando a mais antiga das ciências ao público: a Astronomia.

Desde os primórdios da humanidade, olhar para o céu e perceber como o Sol, a Lua e as estrelas influenciam nosso clima e marcam o tempo é algo que nos fascina. Esta é uma das atividades científicas mais cruciais, pois foi a compreensão do movimento dos astros que permitiu que civilizações antigas como egípcios, romanos, maias, astecas, incas, rapa nui e tantas outras pelo mundo determinassem os períodos ideais para plantar, colher, celebrar e procriar.

Não se pode iniciar uma discussão sobre STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática – sem incluir a astronomia como componente fundamental.

É fácil criar e assinar leis para proibir ou regular tecnologias, mas é muito mais desafiador dedicar-se verdadeiramente a resolver problemas e implementar uma mudança cultural e educacional para compartilhar esse conhecimento, o qual conduzirá a uma sociedade mais próspera e pacífica.

Precisamos seguir o exemplo de Nelson Travinik, que nos legou sua dedicação e amor pela ciência. Noites intermináveis de tentativas e erros e dias dedicados à observação do Sol em busca de respostas nos céus moldaram e ainda moldam nossa vida aqui na Terra.

Travinik teve a oportunidade de contribuir como convidado da NASA durante as missões Apollo, observando a Lua. Tais missões desencadearam uma revolução na criação de tecnologias que nossos avós e alguns pais jamais sonharam, como o forno de micro-ondas, cateteres médicos, sistemas de navegação, equipamentos de telecomunicação, telemetria e até mesmo sistemas de purificação de água. Quantas outras tecnologias cotidianas ainda serão criadas em decorrência das necessidades da exploração espacial da humanidade?

Se desejamos participar da transformação do mundo por meio do conhecimento, da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, é imperativo incluir a astronomia no currículo escolar e abrir espaço para observatórios e planetários municipais, permitindo um amplo acesso a esse conhecimento para a sociedade em geral. É assim que honramos o legado de Nelson Travinik e continuamos a iluminar as mentes das futuras gerações com as estrelas do universo.

Fernando Bryan Frizzarin é professor, escritor, inventor, é Gerente do Suporte Técnico da BluePex Cybersecurity S/A, Diretor Técnico e Operacional na Fábrica de Inovação de Limeira e professor do ensino superior nas FATECs Araras e Americana, SP. Formado em Ciência da Computação, Especialista em Redes, Psicopedagogo e MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Autor, coautor ou participante de vários livros na área de computação e literatura. Depositário de patente, marca e de diversos registros de programas de computador como autor ou coautor em cooperação com colegas de trabalho ou alunos. Membro imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade sucursal Limeira, SP. Foi laureado com o Diploma Pérola Byington da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e Professor Universitário Inovador da Câmara Municipal de Limeira.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.