MP terá acesso à lista de vacinados em Limeira se houver denúncia de fura-fila

A Prefeitura de Limeira se comprometeu a enviar ao Ministério Público (MP) a relação de todas as pessoas já vacinadas contra a Covid-19, quando necessário para análise de eventuais casos de “fura-fila”. A disponibilidade foi apresentada em reunião ocorrida no final da tarde desta quinta-feira (28/1).

Até o momento, 2.105 pessoas já receberam as primeiras doses da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca em Limeira. Dentro do Plano Nacional de Vacinação, foram imunizados 1.987 profissionais da saúde de linha de frente, 92 idosos abrigados em instituições e 26 cuidadores, conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (29/1).

Desde o início do pandemia, o Ministério Público (MP) acompanha as medidas de enfrentamento à pandemia, no âmbito de um procedimento administrativo. A reunião de quinta-feira contou com os promotores da Saúde Pública, Rafael Pressuto, e do Consumidor, Hélio Dimas de Almeida Júnior, os secretários Vitor Santos (Saúde) e André Francesco (Educação), e o diretor do Departamento da Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

No encontro, os representantes da Prefeitura informaram que, diante da evolução dos casos de Covid-19 em Limeira, o número de leitos clínicos e de UTIs na Unidade de Referência do Coronavírus (URC), que funciona no Hospital Humanitária, será ampliado.

O Município relatou os critérios para a vacinação, com prioridade aos profissionais da saúde da linha de frente e aos idosos institucionalizados, conforme orientado pelo Ministério da Saúde. Também foram prestados esclarecimentos sobre os protocolos para a retomada das aulas presenciais, nas redes pública e privada.

O MP também cobrou fiscalização efetiva do cumprimento das regras estabelecidas pelo Plano São Paulo. O órgão continua o monitoramento para avaliar a suficiência das medidas tomadas para a contenção da pandemia.

Foto: DJ

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.