Limeira poderá ter Caps 24 horas em atenção à saúde mental, não apenas em casos de surtos

Em resposta a requerimento do vereador Julio César Pereira dos Santos (DEM), a Prefeitura de Limeira informou que está em estudo a implantação do Caps 3, que é para atendimento 24 horas. Atualmente, a rede pública na cidade dispõe apenas de atendimento médico emergencial em saúde mental. Casos de surtos são atendidos na UPA do Abílio Pedro.

Conforme respostas ao parlamentar, a administração já faz as tratativas necessárias para a implantação do serviço em Limeira. Segundo a Prefeitura, “a rede de saúde mental do município vem sendo trabalhada durante todo o ano de 2021 de forma permanente através de ações diversas que tem como premissa a busca da melhoria e da qualidade de atendimento dos usuários, bem como da qualificação e bem-estar das equipes”.

A atenção à saúde mental tem sido reforçada há muitos anos, mas a pandemia ampliou essa necessidade. O próprio Ministério da Saúde divulgou que a “agenda de saúde frente à pandemia engloba uma gama enorme de áreas que devem ser cobertas, mas é preciso chamar a atenção da comunidade médica e, também, da população para o risco de uma epidemia paralela, que já dá indícios preocupantes: o aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais”.

Conforme a própria Prefeitura, a rede pública na cidade, com aproximadamente 310 mil habitantes, conta com apenas 9 psiquiatras, sendo 2 deles efetivos da Prefeitura e 7 do consórcio Cismetro.

O serviço de urgência atualmente

A Prefeitura informou que nos finais de semana e no período noturno, os pacientes com problemas de saúde mental em crise são atendidos na UPA do Abílio Pedro, onde permanece nesse momento a equipe de psiquiatria do Hospital Humanitária que é a referência do município para esses casos. No local, há leitos de saúde mental pactuados para Limeira.

Há anos a cidade mantém a mesma quantidade leitos. Nunca foi ampliado. São 12 leitos de psiquiatria no Hospital Humanitária de acordo com pactuação realizadajunto ao Estado – DRS.

Os pacientes em situações de urgência/emergência decorrentes do consumo ou abstinência de álcool, crack e outras drogas, bem como outras doenças associadas ao uso de drogas também devem dar entrada na UPA do Abílio Pedro, onde permanece nesse momento a equipe de psiquiatria.

A família com um ente em surto deve entrar em contato com o SAMU e solicitar o transporte do usuário para a unidade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.