Iracemápolis vai criar conselho que será responsável por aprovar tarifa de água

A prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel (PL), protocolou projeto de lei na Câmara que cria o Conselho de Regulação e Controle Social do Município. O conselho terá como uma de suas competências a aprovação da tarifa de água.

O conselho é um mecanismo de apoio ao processo decisório da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), agência reguladora, de caráter consultivo e criado por legislação em cada município associado cujos membros são nomeados pelo respectivo chefe do Poder Executivo e representam diversos setores da sociedade.

Compete ao Conselho de Regulação e Controle Social:

  • avaliar as propostas de fixação, revisão e reajuste tarifário dos serviços de saneamento básico no âmbito do Município consorciado;
  • encaminhar reclamações e denunciar irregularidades na prestação dos; serviços de
    saneamento básico no âmbito do Município;
  • elaborar, deliberar e aprovar seu Regimento Interno, bem como as suas posterioresalterações

O conselho deve atuar com autonomia, sem vinculação ou subordinação institucional ao Poder Executivo Municipal e será renovado periodicamente ao final de cada mandato dos seus membros.

Detalhes do funcionamento e regulamento do conselho estão descritos na proposta, que deverá ser analisada pelos vereadores e votada em plenário.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Iracemápolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.