Em audiência de custódia realizada nesta quarta-feira (21/06), a Justiça de Limeira concedeu liberdade provisória a R.M., de 42 anos, acusado de furtar um pacote de salgadinhos de uma adolescente no Centro de Limeira. No final da tarde, o Ministério Público (MP) já ofereceu denúncia à Justiça.
O caso ocorreu no início da tarde de terça-feira (20). R., que alegou ser pessoa em situação de rua, estava acompanhado de um primo e ambos ingeriram bebida alcoólica, entrando em seguida no Palacete Levy, sede da Secretaria Municipal de Cultura. Eles deixaram o local e se depararam com três adolescentes – dois garotos e uma menina -, que tinham saído da escola e pretendiam comer salgadinhos na praça do Largo da Boa Morte.
Segundo a denúncia da promotora Raissa de Oliveira Martins Domingos, os homens ficaram incomodados com as risadas dos adolescentes e começaram a ameaçá-los, dizendo que iriam “bater em todo mundo”.
Desta forma, a dupla seguiu os menores até em frente ao Fórum Criminal, na Rua Boa Morte, ameaçando-os de agressão física. Na fuga, a menina optou por entrar no Fórum, quando R. puxou de suas mãos o pacote de salgadinhos e passou a comê-los. Para azar de R., os fatos foram flagrados pelo secretário municipal de Segurança Pública, Wagner Marchi, que passava pelo local e acionou a Guarda Civil Municipal (GCM).
R. recebeu ordem de prisão e, na delegacia, não apresentou a fiança de R$ 1.212 arbitrada. O pacote de salgadinhos está avaliado em R$ 9,10. Após passar a noite na prisão, o morador de rua recebeu liberdade provisória no dia seguinte. A juíza Graziela da Silva Nery Rocha entendeu que a custódia não se justificativa e expediu alvará de soltura. R. terá de comparecer mensalmente em juízo e se recolher à noite.
O MP não ofereceu acordo de não persecução penal porque houve ameaça à vítima e processou R. por furto. Em relação às ameaças, será necessário aguardar representação dos adolescentes para haver desdobramentos na Justiça.
Foto: Wagner Morente/GCM de Limeira
Deixe uma resposta