Corregedoria é acionada para investigar Anderson e Lemão sobre Tribuna da Câmara de Limeira

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Limeira, Everton Ferreira (PSD), protocolou representação à Corregedoria da Casa para investigação da conduta dos vereadores Anderson Pereira (PSDB) e Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, em razão do episódio da Tribuna Livre da sessão de segunda-feira (21/08). Um munícipe teve a fala interrompida e houve a sugestão de voz de prisão.

No documento endereçado à corregedora Mariana Calsa (PL), Everton cita que as condutas dos parlamentares provocaram “considerável tumulto, levando à suspensão da sessão, celeuma que transcorreu durante todo o período destinado à Tribuna Livre ao Sr. Hamilton Fernando de Mello Júnior, impossibilitando a continuidade naquela data”.

Hamilton utilizou a tribuna para defender a renovação do contrato do Bom Prato Móvel, serviço do governo estadual que oferece refeições a baixo custo. Atualmente, a unidade atende a região do Jd. Belinha Ometto, Geada e imediações.

Em determinado momento, Hamilton disse: “Gostaria de compartilhar preocupações com os rumos que a política do município tem tomado. Estamos preocupados porque hoje vemos que muitos vereadores se acostumaram ao poder e, ao em vez de cumprirem com sua digníssima promessa…”. A fala foi interrompida pelo vereador Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, apoiado por Nilton Santos (Republicanos). Lemão pediu questão de ordem à Isabelly Carvalho (PT), que presidia a sessão naquele momento.

“Não vai vir falar mal de vereador aqui! Veio aqui falar mal de vereador, pode se retirar! Desrespeitou, vai ser processado”, afirmou Lemão. Nisso, Anderson interveio: “O senhor vai ter voz de prisão aqui!”. Nilton afirmou, na sequência: “Prende ele, vereador!”. Anderson continuou: “Essa ofensa o senhor não vai fazer aqui não”.

A sessão foi interrompida. Everton reabriu a sessão e informou ao público que a fala de Hamilton na Tribuna Livre tinha sido cancelada e deu por encerrada a etapa do expediente da sessão. Em outro momento, Everton disse que não faz sentido chamar a Polícia Militar para o munícipe. Hamilton foi convidado a falar novamente na Tribuna Livre na próxima sessão.

Na representação, Everton cita diversos links de reportagens que registraram o fato, dando dimensão local, regional e nacional. Em sua avaliação, a repercussão em toda a sociedade foi muito negativa à Câmara de Limeira. Ele pede investigação e as punições cabíveis dispostas no Código de Ética Parlamentar do Legislativo.

Agora, cabe à Mariana o recebimento da representação e o seu processamento. Caso seja acolhida, os vereadores serão citados e poderão apresentar defesa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.