Cinco clínicas veterinárias são habilitadas para castração gratuita em Limeira

A Prefeitura de Limeira habilitou cinco clínicas e hospitais veterinários de Limeira que vão prestar serviços de esterilização, popularmente conhecida como castração, de cães e gatos. Elas foram escolhidas por uma comissão especial da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

O credenciamento ocorreu por meio de um novo chamamento público. Após a análise e aprovação dos documentos, foram habilitadas as seguintes empresas, que cumpriram as exigências do edital: Sérgio Luis Fernandes; Pet Shop Mayer; Stipp Comércio Varejista Pet Shop; Westfarm Pet Shop; e Rafael Miranda de Oliveira.

O investimento será de R$ 191 mil. O atendimento de castração municipal tem caráter social. “O objetivo é atender os animais errantes, que vivem nas ruas, e aqueles tutelados por famílias em situação de vulnerabilidade, que estejam inscritas no Cadastro Único, e por protetores independentes”, disse o prefeito Mario Botion, na ocasião do lançamento do edital, em novembro passado.

Um mês antes, ao ser questionada pela vereadora Tatiane Lopes (Podemos) sobre o novo chamamento, a Secretaria de Meio Ambiente informou que ainda não havia a estimativa do número de cirurgias que serão realizadas, já que isso dependia da efetivação do credenciamento das clínicas, etapa que encerrou apenas neste momento.

Entre 2 de junho de 2020 e 1º de junho de 2021, foram feitas 1.805 cirurgias gratuitas de castração via chamamento público. Outras 257 cirurgias não foram realizadas por motivos de inaptidão do animal, constatada por exames clínicos, por óbito de animal, por desistência do tutor, por não conseguir capturar o animal (errante) ou por não conseguir contato com tutor.

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.