Câmara de Limeira inicia campanha de incentivo à doação de órgãos

A vida sempre continua. Com essa frase, a Câmara Municipal de Limeira lançou uma campanha para incentivar a doação de órgãos. Ao longo deste mês de setembro, serão publicadas imagens nas redes sociais do Legislativo para lembrar da importância da doação.

A ação é promovida pela Escola Legislativa Paulo Freire e atende à Resolução Nº 638/2016, de autoria do vereador Nilton Santos (Republicanos), que institui a campanha permanente “Jonas Britto” para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país.

O Ministério da Saúde também aponta que o Brasil é o segundo maior transplantador de órgãos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Mesmo assim, o número de pessoas na lista de espera para receber um órgão ainda é muito grande, são mais de 34 mil brasileiros que aguardam por um transplante.

Para ser doador de órgãos, a pessoa precisa manifestar essa vontade ainda em vida aos seus familiares, pois a legislação em vigor determina que a família seja responsável pela decisão final. É importante lembrar que a doação de órgãos também é um ato de amor. Um único doador falecido pode salvar mais de oito vidas, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Podem ser doados o coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, córneas, intestino, pele, ossos e válvulas cardíacas.

A doação em vida também é possível. Um rim, parte do fígado ou parte do pulmão podem ser doados em vida, além da medula óssea. Jonas Pereira Britto, filho do ex-vereador Silvio Britto, foi vítima de um acidente de automóvel em 20 de junho de 2015 e faleceu em 28 de junho do mesmo ano. Ele era doador de órgãos e foi homenageado por meio da Lei Municipal nº 5.570/2015, que cria a campanha.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.