Câmara de Limeira aprova projeto sobre índices de violência contra população LGBTQIA+

Sete projetos foram aprovados pela Câmara Municipal de Limeira na sessão ordinária desta segunda-feira (13/11), durante a Ordem do Dia, entre eles o projeto da vereadora Isabelly Carvalho (PT) sobre o registro e a divulgação semestral dos índices de violência contra a população LGBTQIA+.

A proposta tramitava na Casa desde agosto de 2021. A ideia é que o município de Limeira tenha um banco de dados destinado a dar publicidade aos índices de violência contra a população LGBTQIA+, com o objetivo de instrumentalizar a formulação de políticas de segurança pública.

O projeto prevê que o Executivo publique, semestralmente e organizados por delegacias, no Jornal Oficial do Município, e disponibilize para consulta no sítio eletrônico da Prefeitura, os seguintes dados sobre a violência contra a população LGBTQIA+ em Limeira.

A parlamentar afirma que a violência contra a população LGBTQIA+ é um dos problemas sociais que perpassam todas as esferas sociais e agravam-se ano após ano. O Brasil, no último ano, figurou como o país que mais matou pessoas trans e travestis e “é inegável que há de modo geral um tratamento discriminatório e violento que acomete essa população”.

Na Tribuna Livre, Maycon Fernando Marabez defendeu a votação do projeto. Ele utilizou o espaço para divulgar a 9ª Parada LGBT+ de Limeira, que será realizada nesta quarta-feira (15/11). Com o tema “Sem medo de ser feliz – Resistir para existir”, o evento em formato de festa também busca conscientizar a população contra o preconceito, além de apresentar as reivindicações da comunidade.

Resultado da votação da Ordem do Dia

Aprovado – Projeto de Lei Nº 161/2021, da vereadora Isabelly Carvalho (PT), dispõe sobre o registro e a divulgação semestral dos índices de violência contra a população LGBTQIA +.

Aprovado – Projeto de Lei Complementar Nº 27/2023, da Prefeitura, dispõe sobre a regularização para o licenciamento de atividade, em templos de qualquer culto e entidades de assistência social sem fins lucrativos, já constituídos e instalados.

Aprovado – Projeto de Lei Nº 84/2022, do vereador Marco Xavier (Cidadania), perpetua o nome de Edna Nascimento na Rua Projetada 02 e seu prolongamento na Rua Projetada 09 do loteamento Residencial Colinas do Engenho II.  

Aprovado – Projeto de Decreto Legislativo Nº 28/2022, do vereador Betinho Neves (PV), que concede o Diploma de Gratidão da cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” à empresa Plastcor do Brasil.

Adiado – Projeto de Lei Nº 145/2023, do vereador Helder do Táxi (MDB), declara utilidade pública a Associação Limeirense do Autismo um Mundo Melhor (ALAMM).

Aprovado – Projeto de Lei Complementar Nº 26/2023, da Prefeitura, altera dispositivos da Lei Complementar Nº 855/2020, que dispõe sobre a reforma administrativa e reorganização do quadro de pessoal do Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML), para ampliação de cargos mediante realização de concurso público.

Aprovado – Projeto de Decreto Legislativo Nº 31/2023 (urgência especial), da Comissão Organizadora, concede a Medalha do Mérito Palmares às pessoas da raça negra ou aquelas que tenham prestado relevantes serviços a esta comunidade étnica, nas áreas de assistência social, cultural, esporte e desempenho profissional, nos termos da Resolução Nº 128/1998.

Aprovado – Proposta de Emenda à Lei Orgânica Nº 1/2023, da Mesa Diretora, acrescenta artigo à Lei Orgânica Municipal Nº 1/1990, para possibilitar que sejam promovidos descontos de reposição ou indenização ao erário público municipal em face dos subsídios recebidos pelos agentes políticos, equiparando-os, assim, aos servidores públicos em geral.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.