Além do IPTU, Limeira vai receber pagamentos de outros tributos via Pix

Os contribuintes de Limeira terão mais facilidade para pagamentos dos tributos municipais da Prefeitura de Limeira. Além do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), como adiantado na última semana, agora será possível quitar outros débitos, como ISSQN, ITBI, Dívida Ativa, Taxas, Contribuições e Preços Públicos, por meio do Pix, meio de pagamento de transferência instantânea criado pelo Banco Central.

“A disponibilização da nova ferramenta traz mais comodidade aos contribuintes, já que o pagamento poderá ser feito pelo celular de maneira rápida e segura”, afirma o prefeito Mario Botion.

O QR-Code para pagamento do IPTU por Pix estará disponível apenas nas segundas vias das guias emitidas, visto que as guias distribuídas pelos Correios, não contêm tal QR-Code.

Antes, a arrecadação de tributos e demais receitas municipais era realizada apenas por meio do pagamento das guias de arrecadação padronizadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos bancos credenciados.

O secretário de Fazenda, José Aparecido Vidotti, explica que a iniciativa atende a uma demanda dos contribuintes que optam por formas de pagamentos mais ágeis, como o Pix. “A medida também está prevista na Lei 6.876/2023, sancionada pelo prefeito Mario Botion, e trará mais economia para os cofres públicos”, pontua Vidotti.

O Pix possibilita o pagamento aos fins de semana e feriados, além dos horários que antes não eram possíveis realizar transações – ressalvados os limites determinados pelo Banco Central. Além disso, a ferramenta permitirá a quitação de débitos por meio de qualquer instituição financeira que o contribuinte seja cliente, inclusive aquelas digitais (fintechs).

Fonte: Prefeitura de Limeira
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.