Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (05/12/21)

LETREIRO EM PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Em resposta ao vereador Marco Xavier (Cidadania) sobre a indicação para colocação de um letreiro turístico na Machina São Paulo, com os dizeres “Eu amo Limeira”, a Prefeitura de Limeira informou que, como a região está em processo de tombamento por ser patrimônio histórico, é preciso uma prévia validação por parte do Condephali para a instalação do letreiro. O Executivo, no entanto, não confirmou se vai levar a sugestão adiante.

OBRAS NA REGIÃO DE CAMPINAS
O governador em exercício Rodrigo Garcia autorizou, nesta sexta-feira (03/12), investimentos estaduais de R$ 83,7 milhões em novas obras e serviços públicos para diversos municípios da região de Campinas. Os anúncios foram feitos durante visitas de Garcia às cidades de Espírito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu e Holambra. Os investimentos em recuperação e melhorias rodoviárias são os valores mais expressivos e estão sob responsabilidade da Secretaria de Logística e Transportes, pelo programa Novas Estradas Vicinais. Em Espírito Santo do Pinhal, o Estado vai aplicar R$ 5,6 milhões em obras na Estrada José Rubens Bartolomei (ESP-020), em trecho de 6,6 km.

PLANO CONTRA DENGUE
O Conselho Municipal de Saúde aprovou, na última semana, o plano de contingência contra arboviroses para 2022. Os conselheiros também sancionaram a resolução de criação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e das Trabalhadoras (Cistt). A reunião foi coordenada pelo diretor de Vigilância em Saúde e presidente do Conselho de Saúde, Alexandre Ferrari. Segundo ele, o plano estabelece ações de vigilância e assistência à saúde, para prevenção e controle da dengue e outras arboviroses, como a chikungunya e a zika.

BOLSONARO SOB INVESTIGAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de inquérito sobre a live do presidente Jair Bolsonaro, em outubro, na qual foi compartilhada a informação sobre uma suposta relação entre as vacinas contra covid-19 e a Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida, na sigla em inglês). No mesmo mês, a live foi retirada ao ar pelo Facebook por não existir essa relação. O ministro atendeu ao pedido de investigação feito pela CPI da Pandemia.

QUADRAS COBERTAS
Durante o anúncio de ações na área de esportes em entrevista nesta semana, o prefeito de Limeira, Mario Botion, revelou a intenção do Executivo, para 2022, em construir quadras cobertas no Pq. Nossa Senhora das Dores e no Pq. Res. Abílio Pedro, bem como o aquecimento da piscina do Centro Comunitário do Jardim Ouro Verde, a exemplo do equipamento do Centro Comunitário “João Mofatto”, no Parque Hipólito, que foi entregue neste ano.

TRADUÇÃO EM BRAILE
O presidente Jair Bolsonaro assinou, em cerimônia alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o tratado de Marraqueche. O decreto prevê medidas de acessibilidade para adaptar obras literárias às necessidades especiais de pessoas com deficiência visual. No discurso de abertura, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, falou sobre as medidas interministeriais de inclusão e acessibilidade. O ministro afirmou que há uma parceria entre as pastas de Saúde, Educação, Mulher, Família e Direitos Humanos e a Casa Civil chamada Plano Nacional de Tecnologia Assistiva que prevê 24 iniciativas e 47 metas para o próximo ano em relação à acessibilidade e pesquisa.

UBS EM NOVO LOCAL
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pq. Res. Belinha Ometto 1 passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira (06/12), na Rua Dominica, 425. Antes, a unidade funcionava na Rua Granada, 572, a cerca de 250 metros do novo endereço. Segundo a Prefeitura de Limeira, é um local mais estruturado e acessível para atender à população. Os serviços prestados na unidade seguirão os mesmos: atendimento médico, enfermagem, coletas de exames laboratoriais, citologia oncótica, eletrocardiograma, entre outros. Em média são realizados 450 procedimentos e 290 consultas médicas por mês. O horário de funcionamento foi mantido: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

ALIENAÇÃO PARENTAL
A Câmara dos Deputados pode votar, a partir de terça-feira (06/12), o Projeto de Lei 7.352/17, do Senado, que prevê prioridade na tramitação de processo judicial sobre ato de alienação parental independentemente de requerimento e determinada de ofício pelo juiz. Segundo a Agência Câmara, o projeto muda a Lei 12.318/10, que já trata do assunto, e também o Código de Processo Civil para determinar prioridade de tramitação, em qualquer instância, sobre os demais processos da competência do juízo de família e prioridade na execução dos atos e das diligências judiciais necessárias.

ESCOLA LEGISLATIVA
Os vereadores de Cordeirópolis aprovaram projeto de resolução dos vereadores Diego Fabiano de Oliveira (MDB) e vereadora Mariana Fleury Tamiazo (Cidadania), para criar a Escola do Legislativo na Câmara Municipal de Cordeirópolis. O órgão dará capacitação e treinamento para parlamentares e servidores, além de ações com participação popular. Os cargos de diretor e coordenador, que serão escolhidos pela presidência, não serão remunerados.

VIU ESSA?
” Não há hipótese alguma de racionamento ou apagão por falta de energia. Pode ser por conta de um raio, de uma tempestade, mas não por falta de energia. É isto que nós estamos trabalhando, há mais de ano, para garantir aos consumidores brasileiros”

Bento de Albuquerque, ministro de Minas e Energia, durante a inauguração do novo laboratório do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) da Eletrobras, em Nova Iguaçu (RJ).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.