Vereadores de Limeira vão ouvir representante de comércio e adiam projeto contra fogos de artifício

O requerimento de urgência especial apresentado pela vereadora Tatiane Lopes (Podemos) para, se aprovado, incluir o projeto que veta a soltura de fogos de artifício com barulha na pauta de votação, não conseguiu adesões suficientes para que fosse lido e votado na sessão desta segunda-feira (12/04) da Câmara Municipal de Limeira.

A vereadora cobra a votação do projeto em função de uma promessa feita pelo líder do governo na Casa, José Eduardo Monteiro Júnior (PV), Ju Negão. Em meados de março, ela divulgou que, em conversa com ele, foi acordado que o projeto, de autoria do prefeito Mario Botion, seria incluído na pauta num prazo de até 20 dias.

O prazo expirou e a vereadora demonstrou insatisfação com o descumprimento, apresentando o requerimento de urgência especial. Eram necessárias sete assinaturas para que ele fosse votado, mas a parlamentar obteve somente o apoio dos vereadores Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM), Constância Félix (PDT) e Isabelly Carvalho (PT).

Paralelamente, a Associação Limeirense de Proteção aos Animais (Alpa) endossou a urgência especial e convocou, na internet, a população a cobrar os vereadores por e-mail, já que as sessões, atualmente, são virtuais em decorrência da Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Na sessão, Tatiane ouviu queixas e sugestões de colegas. Francisco Maurino dos Santos (Republicanos), o Ceará, sugeriu que a parlamentar retirasse o requerimento e conversasse com as lideranças dos blocos a respeito do assunto, dizendo que todo projeto tem um tempo e precisa ser respeitado. Tatiane não é líder de bloco.

Ju Negão disse ter ficado surpreso com o requerimento da vereadora, uma vez que, em acordo com João Antunes, líder do bloco partidário ao qual pertence Tatiane, os vereadores decidiram ouvir um representante do setor de comércio de fogos. “Eu não estava na legislatura passada, então precisamos ouvir todos os lados. Fomos procurados e já deixo o convite para todos os parlamentares”, disse. O encontro será remoto nesta próxima sexta-feira, a partir das 12h.

As vereadoras Constância Félix (PDT) e Isabelly Carvalho (PT) demonstraram apoio à Tatiane. Em seguida, o presidente Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, elogiou a postura de Ju Negão em ser democrático e ouvir todos os lados envolvidos.

Em sua manifestação, Tati agradeceu o apoio recebido e ressaltou que precisou agir diante do descumprimento do prazo estabelecido com o líder do governo. “E não concordo com alguns colegas no sentido de haver falta de diálogo. A causa animal não pode ser acusada disso. O projeto tem um longo prazo para entrar em vigência, então não há mais o que ser discutido. Permaneço à disposição dos colegas e espero que o assunto seja encaminhado em breve”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.