Vereadora quer saber nº de vias de Limeira com nome de homem e de mulher

A vereadora Constância Félix (PDT) protocolou requerimento nesta quinta-feira (9) em que questiona a Prefeitura de Limeira sobre a quantidade de vias e logradouros públicos que receberam nomes de homem e de mulher no município.

Na justificativa, ela diz: “Tendo em vista que a família patriarcal está enraizada na cultura brasileira e por muitas décadas a mulher não teve visibilidade, é possível notar em coisas pequenas as diferenças que isso proporciona até os dias de hoje”.

Ela cita o princípio à igualdade como um dos nortes do direito brasileiro, sendo mencionado no preâmbulo da Constituição Federal e elencado como direito e garantia fundamental no texto da lei máxima nacional. “Em levantamento realizado pela empresa ‘pro Score’, na cidade de São Paulo, num total de 41.250 ruas, 18.408 (44%) são referentes a homens e somente 3.325 (8%) a mulheres”.

E contina: “As 2.678 praças trazem 1.022 (38%) nomes de homens e 144 (5%) de mulheres, enquanto as 2.536 avenidas têm 648 (25%) homenagens a homens e apenas 86 (3%) a mulheres. Por último, nos 79 viadutos de São Paulo, há 26 (32%) nomeações a homens e 2 (2%) a mulheres”.

Assim, conforme a vereadora, o requerimento tem por objetivo apurar se no município de Limeira tem observado a proporcionalidade e a igualdade das denominações de vias e logradouros públicos com nomes de homem e mulher.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.